Publicidade
Entretenimento
Vida

Humorista paraense grava DVD repleto de participações especiais no Teatro Direcional

O ‘cabucão’Abdias ficou famoso em todo o Brasil pela cômica paródia do hit Gangnam Style, do sul-corenano Psy 02/09/2013 às 09:54
Show 1
Humorista usa linguagem regional com inteligência e humor universal
Felipe de Paula ---

Abdias - O Cabucão - ficou famoso em todo o Brasil pela cômica paródia do hit Gangnam Style, do sul-corenano Psy. Mas se engana quem pensa que o humorista nascido em Juruti-PA e criado em Parintins-AM, é só isso. Em gravação do seu primeiro DVD, no último sábado (31) no Teatro Direcional, ele mostrou toda a versatilidade de seu talento: recitou versos hilários, fez imitações, improvisou com rapidez e inteligência e interagiu muito com a platéia, sempre inspirado pela cultura, em especial o linguajar do povo caboclo do interior do Amazonas.

“O linguajar do caboclo eu acho uma coisa sensacional”, disse, em entrevista ao BEM VIVER, o artista que se orgulha em contar que já passou pelos 62 municípios do Amazonas, provocando gargalhadas das plateias mais longínquas. “Eles se sentem representados ali”, acrescenta, sempre evidenciando a importância da identidade cultural como elemento que fundamenta seu trabalho. “Gosto do interior porque todo dia eu aprendo algo novo, que depois uso no show”, conta o artista, que deve fazer apresentações em Tabatinga-AM nos dias 4 e 5 de setembro, e no dia 7, em Nhamundá.

Com cenário e figurino impecáveis, participações especiais da cantora Julieta Câmara e dos humoristas Mormaço, Pukeka Dicaprio e Carlos Portta, além de músicos, dançarinos e até figurantes, a gravação do DVD não pecou em qualidade, dinâmica e diversidade de temas e abordagens, conseguindo empolgar o público do começo ao fim do espetáculo. “É bem legal como ele utiliza os recursos daqui, cria uma identificação e fica mais fácil de interagir”, afirmou o representante comercial Mazinho Duarte, acompanhado da filha Thalisa e da mulher, Julieta. “Já somos fãs dele”, acrescentou a esposa.

Lançamento do DVD

Produzidos pela In Circuito, o material passará pela etapa de edição e deverá ficar pronto até o mês de outubro, quando uma grande festa, dessa vez em espaço aberto, marcará o lançamento do DVD. Thiago Caldeira, o nome atrás do personagem (ver Box), adianta que quer fazer um lançamento “mais popular” e pretende abrir o espaço para a divulgação de humoristas locais.

“Na festa de lançamento do DVD queremos abrir as portas para outros artistas também mostrarem seu trabalho”, diz ele. Ainda não há data confirmada para o lançamento, que deve acontecer em Manaus. O artista, porém, quer viajar novamente pelos municípios para divulgá-lo. “Vou enviar para todos os municípios, mas faço questão de ir também”.

Dúvida existencial

Thiago Caldeira é o nome por trás do personagem Abdias. O primeiro nasceu em Jutaí, no Pará, mas mudou com quatro anos para a cidade amazonense de Parintins, no Amazonas. Aos 16 anos, por meio de um grupo de jovens atores ligados à Igreja, concebeu o personagem “acabocado” que mais tarde ganharia projeção nacional pela paródia da música “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy.

Mas antes do sucesso do personagem que já tem 17 anos de história, Thiago teve que vencer o preconceito de parte do público, que não entedia que seu humor valorizava o caboclo do interior, e não o contrário. Mas também teve que enfrentar seu próprio preconceito, como ele mesmo afirma. Seria algo como, diríamos, uma dúvida existencial.

É que, ao fazer sucesso em Parintins com o nome de Abdias, o artista não queria mais se desvincular do nome, passando a ser chamado de Thiago apenas pela família. “Tinha preconceito com o meu nome. Eu pensava que quem me sustentava era o Abdias, não o Thiago’, brinca o humorista, que sempre divertido, justifica a “confusão” bem à maneira do caboclo da região, que tanto o inspira. “Era leseira mesmo”, finaliza.


Publicidade
Publicidade