O campeão do torneio ganhará a oportunidade de participar das quartas de final da Copa do Brasil da modalidade, no mês de julho, em Brasília
1.gif
Futebol praticado com as mãos, com regras singulares, contato físico intenso e trabalho coletivo. Assim define-se o RugBy, uma das modalidades que mais cresce no Brasil e no mundo. No Amazonas, o desporto está presente há cerca de 15 anos, mas só agora, em 2012, é que o estado vai sediar um evento de grande porte, a I Copa Norte de Rugby XV, que acontecerá nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho, de 8h as 17h, no campo da Ufam, Zona Sul, com entrada franca.
A competição, que tem a chancela da Confederação Brasileira, vai contar com a participação de cinco equipes e o campeão poderá representar a Região Norte na Copa Brasil, no mês de julho, em Brasília.
“Já estão confirmadas as equipes Guerreiros Korubo e GRUA (Manaus), Parintins Rugby e Porto Velho Rugby e talvez Pará e Palmas formem um time também, afinal eles não virão completos. Com este evento teremos a oportunidade de mostrar o potencial do Norte para o resto do país, pois o vencedor irá participar das quartas de final da Copa do Brasil, onde enfrentará a equipe do Centro-Oeste”, explicou Pedro Paulo Oliveira – um dos organizadores do evento.
Caso o representante do Norte consiga realizar uma boa campanha no torneio nacional e alcance o lugar mais alto do pódio poderá competir no ranking A do Brasil (Campeonato Brasileiro de Rugby).
“É uma subida, onde só a vitória nos fará chegar ao topo, o ranking A do Brasil é como se fosse à série A do Brasileirão de Futebol e os atletas que participam tem mais chances de representarem o país em torneios internacionais”, comentou Oliveira.
A I Copa Norte acontecerá na variação Union, com 15 atletas em cada equipe, serão dois tempos, mas os minutos só serão definidos durante o congresso técnico, no dia 7. A confederação vai enviar dois árbitros para o torneio.
“Nós estamos preparando tudo para deixar a competição conforme as regras exigidas pela confederação, por isso arrumamos o campo, colocamos a trave em formato de “H” e conseguimos patrocínio, nosso intuito é criar a cultura do Rugby em Manaus e formar novos atletas, para que no futuro possamos participar cada vez mais dos eventos nacionais”, finalizou Pedro Paulo.
E a iniciativa de divulgar o Rugby na cidade não para por aí, em outubro acontecerá a 1ª Copa Manaus de Rugby Seven, organizada pela Prefeitura de Manaus. Fiquem ligados!