Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

I Mostra de Música Indígena do Amazonas exalta arte nos dias 9 e 10 de agosto

No total, 18 grupos indígenas vão mostrar ao público os aspectos musicais e sonoros que resistem em suas comunidades 09/08/2018 às 15:50 - Atualizado em 09/08/2018 às 15:54
Show b0307 1r
A cantora Djuena Tikuna é uma das realizadoras do evento (Foto: Emanuel Pires/Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

O dia 9 de agosto, data em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, trará à capital amazonense o primeiro festival de música exclusivamente indígena da história da cidade. Trata-se do Wiyae: I Mostra de Música Indígena do Amazonas, que vai acontecer nos dias 9 e 10 de agosto no Teatro Amazonas. No total, 18 grupos indígenas vão mostrar ao público os aspectos musicais e sonoros que resistem em suas comunidades.

A proposta do evento, segundo a cantora Djuena Tikuna, que também é organizadora da celebração, é mostrar ao público as músicas tradicionais indígenas, bem como o som indígena contemporâneo – a exemplo do que é feito por Djuena. “Essa mostra vem para trazer o sentido de resistência e a luta dos povos indígenas pela cultura. Quando lancei o meu disco ano passado no Teatro, já tinha essa ideia de fazer a mostra”, declara Djuena.

Dentre os povos que estarão presentes com suas manifestações artísticas, estão povos do Rio Negro e Alto Solimões. “Vamos trazer esses grupos de fora de Manaus, para promover esse intercâmbio”, acrescenta Tikuna. O evento tem a assinatura da Fundação Estadual do Índio (FEI), além de outros parceiros de referência do movimento indígena, como a Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME), Coordenação dos Povos Indígenas do Amazonas (COIPAM), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), entre outros.

Segmentos

O Teatro Amazonas será o palco da música. Mas no Largo São Sebastião outros elementos da cultura indígena se farão presentes. Como parte do festival, os povos indígenas fora do Teatro vão comercializar itens de artesanato e gastronomia tradicional. “Haverá também a demonstração dos rituais típicos indígenas, como o Ritual do povo Sateré Mawé, Ritual da Moça e Ritual Dabacuri”, completa Djuena.

Além dos artistas indígenas, a mostra de música vai contar com a participação de uma exímia estudiosa da música indígena, e que possui renome nacional: a cantora e compositora cearense Marlui Miranda, que se apresentará no dia 9 de agosto. A abertura das apresentações será feita por Djuena, em companhia da Orquestra Amazonas Filarmônica. O grupo Raízes Caboclas dará o suporte musical para alguns artistas.

Serviço

O quê: Wiyae – I Mostra de Música Indígena do Amazonas
Quando: Dias 9 e 10 de agosto, a partir das 20h
Onde: Teatro Amazonas
Quanto: gratuito
Informações: (92) 99475-8861 / (92) 99166-9163

Publicidade
Publicidade