Domingo, 22 de Setembro de 2019
'ART ICBEU 60th'

ICBEU realiza mostra contemporânea de artistas visuais do Amazonas

Evento inicia amanhã (8), às 19h, com visitação até o dia 18 de agosto. Exibição faz parte das comemorações pelos 60 anos da instituição e reúne obras de alguns dos principais representantes das Artes Visuais



exposicao.JPG Mostra reúne vários nomes que já passaram pela Galeria de Artes do Icbeu (Foto: Euzivaldo Queiroz)
07/07/2016 às 11:39

Nomes de diversas gerações da arte amazonense estão reunidos na mostra coletiva “ART ICBEU 60th Artistas Contemporâneos”, a ser inaugurada amanhã, às 19h, na Galeria de Artes do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos, no Centro. A exibição faz parte das comemorações pelos 60 anos da instituição, celebrado ontem, e reúne obras de alguns dos principais representantes das Artes Visuais no Amazonas.

Ao todo, 21 artistas participam da mostra, com pinturas e instalações em diversos formatos e técnicas artísticas. São eles Moacyr Andrade, Óscar Ramos, Arnaldo Garcez, Buy Chaves, Eliberto Barroncas, Eli Bacelar, Fernando Junior, Francimar Barbosa, Helen Rossy, Homero Amazonas, Jandr Reis, Jair Jacqmont, Mario de Paula, Nelson Falcão, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Rui Machado, Sebastião Alves, Sergio Cardoso, Turenko Beça e Zeca Nazaré.

Da lista, quase todos os nomes já participaram de exposições na Galeria de Artes Helena Gomes da Silva, alguns inclusive em mostras individuais – caso de nomes como Garcez, Jacqmont, Jandr, Machado e Cardoso. Este último assina a direção artística da exibição.

“A mostra tem um significado enorme não só por coincidir com a data de aniversário do ICBEU, mas principalmente pelos artistas, que contam quase todos com uma ligação forte com o fundador do instituto, meu pai, o professor Ruy Alencar”, declara Ruth Alencar Peixoto, professora e secretária geral do ICBEU Manaus.

Paisagem da arte

Reunindo em boa parte peças inéditas em Manaus, a “ART ICBEU 60th” apresenta um pequeno retrato da atual produção artística no Estado. Nesse conjunto de obras, destacam-se as temáticas amazônicas, que marcam as criações de nomes como Priscila, Machado e Alves.

Já na entrada da galeria, “A Grande Cobra Mãe” de Priscila enfoca as migrações de povos que formaram a Amazônia. A obra, exposta há poucas semanas na mostra “Amazonien”, na Áustria, evoca a arte rupestre numa instalação que traz uma cobra de 10 metros. Por sua vez, Machado retoma temas que marcam sua obra desde os anos 1980, como a destruição da natureza e a soberania da Amazônia, num conjunto de três obras intitulado “Yes, I am”.

A preservação da natureza e da cultura da região é o tema também de Alves, que exibe duas telas da série “O homem das estrelas”. O trabalho, ele diz, é calcado em concepções antropológicas para fazer “um alerta pela preservação das questões amazônicas”. Já Falcão une as míticas amazônica e universal na instalação “Caixa de Pandora”, com espelhos e pinturas.

Com “Torre de Zênite”, Helen apresenta um dos resultados de sua pesquisa com madeiras de queimadas, com linhas feitas pelo fogo que ela considera a um só tempo “instigantes e tristes”. “Transformar este resto de árvore em arte, para mim, é uma forma de eternizá-lo”, diz a artista. Buy, seu parceiro na vida e na arte, exibe as telas “Sonhos de um peixe I e II”.

A cidade e o homem

A metrópole surge como tema em outra parcela da mostra, incluindo as obras de Cardoso, que exibe o conjunto de pinturas “The rage”, e Turenko, com a instalação de carimbos que unem arte urbana e indígena, “Transterritórios”. Já Homero aponta a poluição dos igarapés na tela “Urbano”, e Fernando Junior evoca o dia a dia da Manaus antiga que segue atual em “Since 60’s”.

Jacqmont “desconstrói” a habitação amazônica tradicional unindo madeira de refugo, chita e cores da região em “Trama amazônica” e “Manaus...”. E Jandr extrapola sua série “Picassianas” num conjunto de desenhos inspirados no mesmo tema e com o bem humorado título de “Já tive mulheres picassianas”.

“ART ICBEU 60th” segue em cartaz até 18 de agosto.

Outras exposições

Além da “ART ICBEU 60th”, outras três exibições estão na agenda das comemorações pelos 60 anos da instituição em Manaus. Entre agosto e setembro, a Galeria de Artes vai abrigar a exposição “Mulheres sobre mulheres”, reunindo obras de artistas femininas. De 18 a 26 de setembro, o espaço deverá exibir uma mostra da National Geographic na “Nat Geo ICBEU 60th”. A agenda finaliza com a exibição “Timberland Escapes – 40 Anos de Arte de Sérgio Cardoso”, com obras do artista amazonense.

Serviço

O que é: Coletiva “ART ICBEU 60 Artistas Contempo- râneos”

Onde: Galeria de Artes Helena Gomes da Silva do ICBEU, avenida Joaquim Nabuco, 1.286, Centro

Quando: Abertura amanhã, às 19h. Visitação de segunda a sábado, das 15h às 19h, até 18/08

Quanto: Aberto ao público


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.