Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Vida

Ícones do jazz sobem ao palco do Teatro Amazonas nesta terça (23)

A abertura do Festival Amazonas de Jazz em Manaus traz os os veteranos Bennie Maupin Ensemble e Rafael Lamoglia



1.jpg O nome de Bennie Maupin ecoa entre os mais cultuados do estilo, pois fez história ao contribuir com gigantes como Herbie Hancock e Miles Davis
23/07/2013 às 14:09

Após abertura no município de Manacapuru (a 68km de Manaus) na noite de sábado, inicia nesta terça (23) a programação do 8º Festival Amazonas de Jazz (FAJ) na capital amazonense. Sobem ao palco do Teatro Amazonas a partir das 19h, dois ícones do jazz: o saxofonista cubano Rafael Lamoglia, brilhando ao lado da Amazonas Band com repertório carregado de inspiração brasileira e afro-cubana; e o multi-instrumentista americano Bennie Maupin - cujo currículo inclui parcerias com ninguém menos que a lenda Miles Davis.

Primeira atração da noite, Rafael Lamoglia possui forte influência da música brasileira em sua formação. O saxofonista morou em São Paulo durante um longo período e é casado com uma brasileira. A mistura entre o som daqui com o de sua terra natal, portanto, é inevitável. Segundo o maestro Rui Carvalho, que comanda a Amazonas Band, o setlist será um verdadeiro amálgama cultural.

“Vamos executar um repertório brasileiro e afro-cubano, com composições do próprio Felipe Lamoglia, e de nomes como Arturo Sandoval, Edu Lobo, Antonio Carlos Jobim”, comenta o maestro. Ademais, ele diz que o próprio saxofonista cubano pediu também para acompanhar a Amazonas Band em suas músicas.

“Ele gosta muito de tocar com brasileiros. Então, pediu para nos acompanhar também em nosso repertório usual, que são arranjos escritos por mim para a Amazonas Band”, disse.

Lenda viva

Seguido à apresentação de Felipe Lamoglia & Amazonas Band, é a vez de Bennie Maupin. O nome do multinstrumentista americano ecoa entre os mais cultuados do estilo, pois fez história ao contribuir com gigantes como Herbie Hancock e Miles Davis. Ao lado deste último, compôs a banda que atuou em “Bitches Brew” primeiro disco de ouro de Davis. Aí porque a presença de Maupin tem tão grande peso na 8ª edição do FAJ.

Para os pupilos

A exemplo das edições anteriores, o  FAJ pega carona da presença de músicos ilustres para repassar seus conhecimentos ao púbico local. Nesta terça (23), Bennie Maupin realiza oficina sobre saxofone. Quarta (24) é a vez do pianista Paulo Braga.

Todas as oficinas, palestras e workshops começam às 10h e acontecem no salão nobre do Palácio Rio Negro. A entrada é gratuita para os interessados.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.