Publicidade
Entretenimento
NOVIDADE

Ilustrador utiliza café para pintar obras e deve inaugurar stand em cafeteria

Entre pincéis, expressos e cafés instantâneos, o jovem de apenas 20 anos de idade está prestes a inaugurar o primeiro stand em parceria com uma cafeteria de Manaus 26/07/2017 às 11:51
Show caf
Artista iniciou no mundo das artes com apenas doze anos de idade após participar de projeto social (Foto: Evandro Seixas)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Há três anos, o ilustrador Gusttavo Rodrigues resolveu inovar a forma de produzir seus desenhos. Buscando utilizar materiais fora do convencional, ele passou a produzir pinturas aquarela à base de café. Entre pincéis, expressos e cafés instantâneos, o jovem de apenas 20 anos de idade está prestes a inaugurar o primeiro stand em parceria com a cafeteria One Coffe e acumula, além dos trabalhos, milhares de seguidores no Instagram e até um fã ilustre.

Gusttavo conta que entrou no mundo dos desenhos com apenas 12 anos de idade graças a um projeto desenvolvido na escola onde estudava. “Eu já gostava de desenhar, mas não sabia nada. Daí entrei naquele projeto “Jovem Cidadão” e conheci um professor que me incentivou muito a não parar e me aprofundar cada vez mais. Comecei como todo desenhista, com lápis e papel, mas foi do curso que veio a ideia de criar desenhos com coisas alternativas”, explica o artista.

O café como matéria-prima surgiu em um insight. Para levar a proposta adiante foi preciso horas de estudo e pesquisa. “Comecei a desenhar rostos de pessoas usando café como tinta, mas no começo, por falta de conhecimento do material, encontrei algumas dificuldades e precisei ir atrás de informação. Acho que a maior dificuldade no início foi a questão da conservação. Percebi que não podia usar café com açúcar por que enchia de formiga e insetos”, revela Gusttavo.

São os personagens de quadrinhos, séries e filmes as principais fontes de inspiração do ilustrador. A paixão pelo tema fez com que sua popularidade nas redes sociais aumentasse. Com mais de cinco mil seguidores em seu instagram (@cafeeilustracao), ele viu sua arte chegar à Hollywood. “Tem uma série que eu gosto demais chamada Stranger Things. Fiz um desenho dos personagens e um dos atores (Finn Wolfhard, que interpreta Mike) curtiu a publicação. Isso foi muito legal pra mim” revela.

Parceria

No lugar da tradicional paleta de cores, copos descartáveis repletos de café em diferentes tipos. Para detalhes mais fortes, a pedida é pelo instantâneo, já nas demais áreas do desenho é o bom e velho expresso quem impera. O uso um tanto quanto diferente da bebida chamou atenção não só dos amantes da arte, mas de gente que também faz do café o seu próprio negócio.

Na próxima segunda-feira, Gusttavo deve inaugurar seu stand na cafeteria One Coffee, situada na Avenida João Valério, Vieralves. O estabelecimento abraçou a proposta do artista. “A gente preza pela questão do café, cultura e arte. Vimos nele um dom maravilhoso. Conversamos e acertamos um espaço para que o Gusttavo pudesse mostrar o trabalho dele e os clientes pudessem ter um lugar para interagir”, conta o gerente de marketing  do local, Marco Barbosa.

Lá, Gusttavo pretende além de expor suas obras, promover cursos e oficinas sobre as técnicas que utiliza. Desde janeiro deste ano ele realiza uma vez a cada dois meses oficinas sobre pintura a base de café. Atualmente, segue ministrando na cafeteria um curso de pintura aquarela, nas quintas-feiras, das 18h às 20h. “O curso de aquarela tem a duração de três meses. A maioria das pessoas que me procura é leiga, mas também tem alunos de arquitetura, design e artes plásticas buscando esse conhecimento”, finaliza o ilustrador.

Publicidade
Publicidade