Publicidade
Entretenimento
EXPOSIÇÃO

Ilustradores e designers de Manaus fazem mostra coletiva em tributo a ‘Doug’

‘Doug Collab Art’ reúne trabalhos de 25 criadores inspirados no universo da série de TV animada, que fez sucesso no Brasil nos anos 1990 e hoje completa 25 anos 29/03/2016 às 14:35 - Atualizado em 29/03/2016 às 15:17
Show dougcollabart3
Obra de Anderson Silva combina personagens de “Doug” com referências do punk rock britânico dos anos 1970 (Reprodução/Divulgação)
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Doug, Skitter, Judy, Roger, Patty Maionese, Costelinha e outros personagens do desenho animado “Doug” inspiram as obras da exposição “Doug Collab Art”, que acontece nesta quinta-feira, dia 31, às 18h, no Café No Ar. A mostra coletiva é promovida pelo blog Mapingua Nerd e reúne trabalhos de 25 ilustradores e designers de Manaus, feitos em homenagem à produção original do Nickelodeon, que está completando 25 anos. “Doug” foi sucesso entre os jovens telespectadores brasileiros desde os anos 1990.

Os criadores participantes da exposição são Josiney Encarnação, Diego Moriendi, Anderson Green Devil, Érica Lima, Cesar Edgar, Marcos Brito, Caroline Oliveira, Neto Sas, Markeetoo Silva, Daniel Santi, Rafael Lima, Lori Paes, Bernardo Bulcão, Júlia Ribeiro, Ariel Siqueira e Thiago Rocha, Larissa Didoné, Ana Paula Corrêa, John Silva e Paulo Teles Yonami.

As obras reunidas na mostra apresentam livres releituras do universo de “Doug”, reproduzindo personagens e cenas do desenho animado a partir de diferentes estilos e referências estéticas. As criações dos artistas participantes exploram ainda variadas técnicas, do digital ao artesanal.

“Todas são ilustrações digitais ou a mão, mas de estilos bem diferentes umas das outras”, destaca Fernanda Brandão, organizadora da mostra e editora do blog Mapingua Nerd, ao lado de Thiago Henrik, Erlan Bindá e Samantha Carvalho. A ideia da exposição, segundo ela, foi permitir a cada artista fazer sua homenagem pessoal a “Doug”. “A proposta é oportunizar que os artistas de Manaus façam uma homenagem ao desenho, mas com sua própria visão”.

Arte digital e Pop Art são referências na releitura de Patty Maionese de Larissa Didoné (Divulgação/Reprodução)
Arte digital e Pop Art são referências na releitura de Patty Maionese de Larissa Didoné (Divulgação/Reprodução)

HOMENAGEM
Foi exatamente o que fez o ilustrador e ilustrador e designer Anderson Silva, de 28 anos, que também assina como Anderson Green Devil. Ele colocou Roger e Judy, personagens de “Doug”, nos papéis respectivos de Sid Vicious, da banda Sex Pistols, ícone do punk rock britânico da década de 1970, e sua namorada Nancy Spungen.

“Peguei elementos comuns da série, dos anos 1980 e 1990, com o estilo do Roger, mais punk, e o de Judy, mais intelectual, pensadora. E fiz um ‘mashup’ com uma banda e também um filme de que gosto muito, ‘Sid & Nancy’”, ele explica. O ilustrador já fez parte do Mapingua Nerd e foi um dos idealizadores do projeto da “Doug Collab Art”.

Anderson, hoje com 28 anos, conta que assistiu às primeiras exibições de “Doug” com 6 ou 7 anos de idade. “Eu me identificava muito com ele pelo jeito criativo e pensador dele. Eu também, quando criança, criava histórias na minha cabeça, e desenhava quadrinhos em que meus colegas de escola eram personagens”, declara.

A obra com Judy e Roger, explica o ilustrador, evoca um de seus episódios preferidos do desenho. “É um em que Roger, arqui-inimigo do Doug, se apaixona pela irmã dele (Judy). E eles quase ficam juntos, mas Doug faz de tudo para evitar”.

Fernanda também se inclui entre os fãs que acompanharam as primeiras exibições do desenho, na TV Cultura. “Chegava da escola, a tarde, e tentava não perder nenhum episódio”, conta a editora. Ela recorda um episódio em que Doug e seu amigo Skeeter perdem o show da banda favorita, The Beets, e sentam numa calçada cantando sucessos do grupo.

“Para surpresa deles, os integrantes do The Beets apareceram por lá e fizeram um ‘show’ com eles”, lembra ela. “(É) uma passagem que guardo com carinho”.

Para a editora, Doug vivia situações comuns a todo pré-adolescente, e isso levava os jovens a se identificar com ele. “Doug encontrou dificuldades para fazer novos amigos, lidar com o primeiro amor e fugir da gangue da escola. Autênticos desafios vividos por muitos de nós que acompanhávamos a sua rotina”.

SAIBA MAIS
Atração

“Doug” é uma série de TV animada criada pelo artista Jim Jinkins, originada de um livro nunca publicado escrito por ele e por Joe Aaron. A produção do canal infantil norte-americano Nickelodeon estreou nos EUA em 1991, e ficou no ar até 1994. Em 1996, novos episódios passaram a ser produzidos pela Disney.

No Brasil
O desenho foi exibido em sua primeira fase inicialmente pela TV Cultura. Mais tarde, ganhou reprises no SBT e na Band, antes de voltar à grade da emissora pública.

SERVIÇO
o que é
Exposição “Doug Collab Art”
onde Café No Ar, rua Rio Purus, 458, Cj. Vieiralves, N.S. das Graças
quando Quinta-feira, dia 31, das 18h às 21h
quanto Entrada gratuita

Publicidade
Publicidade