Publicidade
Entretenimento
Vida

Imigrantes serão homenageados na 5ª edição do evento gastronômico 'Rota dos Chefs'

O tema desta edição é “Manaus dos Imigrantes”, e acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, a partir das 17h, no estacionamento da Ponta Negra. Ao todo, 30 barracas estarão disponíveis no local servindo pratos que custarão até R$ 25 28/11/2015 às 11:15
Show 1
Zamir Mustapha, Lídia Mota e Paulo Fortunato são os organizadores do evento
Laynna Feitoza Manaus (AM)

A quinta edição do Rota dos Chefs vai te fazer degustar cultura ao falar sobre as colônias com maior representatividade no Amazonas. O tema da edição é “Manaus dos Imigrantes”, e vai acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro, a partir das 17h, no estacionamento da Ponta Negra (em frente ao Condomínio Barão do Rio Negro). Ao todo, 30 barracas estarão disponíveis no local servindo pratos que custarão, no máximo, R$ 25.

Segundo o chef de cozinha e um dos organizadores do Rota dos Chefs, Paulo Fortunato, as colônias portuguesa, japonesa, libanesa, marroquina, judaica e indiana serão mostradas ao público por meio de pratos típicos de cada região. “Dentro do evento também teremos a final do Enchefs Amazonas, cujo vencedor concorrerá ao Prêmio Dólmã – o maior da gastronomia brasileira – automaticamente”, diz Paulo.

Conforme a chocolatier Lídia Mota, cada estabelecimento poderá comercializar três pratos, desde que um deles se refira à gastronomia da colônia ou país sorteado. “Exemplo: se fui sorteada com Portugal, tenho que fazer um prato exclusivo do país. E como eu trabalho com pratos doces, tenho que fazer um prato doce, de preferência”, diz ela, lembrando que além de doces, o evento terá pratos orientais, comida portuguesa, sanduíches, bistrôs e pratos em geral.

Ainda segundo Mota, a final do Enchefs– um concurso de gastronomia – será no anfiteatro da Ponta Negra, com quatro finalistas. “Cada um deles vai receber um prato na sexta, para fazer. O prato é totalmente surpresa e cada um deles terá que prepará-lo e apresentar nos dois dias do evento. Teremos duas apresentações no dia 5 e outras duas no dia 6. No meio da comissão julgadora, teremos o diretor do Prêmio Dólmã, Geraldo Guerra”, pontua ela, que também é organizadora do Rota dos Chefs.

Desafio

O evento incorporou temáticas desde a edição passada, de acordo com Zamir Mustapha, publicitário, chef de cozinha e também organizador. “Na edição passada nosso tema foi ‘Amazônia Internacional’, onde cada chef teve que fazer um prato do país sorteado. Temos essa proposta justamente para que o evento se tornasse um desafio para os chefs participantes, para que o chef saia do conforto da sua cozinha ou do que já está habituado”, assegura ele.

Para idealizar um prato com o que não se está acostumado a lidar, a pesquisa se faz fundamental nesse processo. “Nós decidimos que anunciaríamos o sorteio dos países com 40 dias de antecedência, para que cada chef tivesse o tempo de se preparar. Como nós temos duas colônias com a culinária parecida, como a libanesa e a marroquina, os chefs, à medida em que decidiram, foram mandando o cardápio deles para nós, ao longo dos 40 dias. Para evitarmos que dois pratos se repitam, o primeiro chef que enviou o cardápio com o prato é o que deverá ficar com ele”, observa.

Lista dos países e locais:

ÍNDIA

Suruzan

Talita Avelino

Bora lá

Fast Temaki 

Sabor a Mi  

Santa Brêja Gastrobar

Picanharia Vieralves

LÍBANO

Cachaçaria do Dedé

Imperador

Soho 

Biergarten

Chef Guilherme Valente

Cozinha do Português

MARROCOS

Alquimia

Miss Doçura

WTF Burger Chef 

Chef Zamir Zamir

Chef Tony

Federal Burguer

Ló de Maria 

PORTUGAL

Brigadore

Zefinha 

Mercearia do Chocolate

Fast Temaki

Federal Burguer

JAPÃO 

Chez Martina Bistrô 

Salade Délice

Fish Maria

Buona Massa

Ferrugem Rock Gourmet

Serviço:

O quê é? Rota dos Chefs

Quando é? 5 e 6 de dezembro, às 17h

Onde é? Estaciona mento da Ponta Negra

Quanto é? Acesso gratuito

Publicidade
Publicidade