Publicidade
Entretenimento
Vida

Índios.com traz a Manaus espetáculo de dança premiado para últimas apresentações

Turnê de “Aëëë – Pra falar do que não foi perdido”, inspirada no cotidiano dos Yanomami, chega à cidade em dezembro 14/11/2013 às 10:45
Show 1
Espetáculo enfoca as expressões de alegria dos índios da etnia
ACRÍTICA.COM Manaus, AM

Iniciada em Brasília, com passagens pelos municípios de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus) e Barcelos (a 399 quilômetros), a turnê do espetáculo “Aëëë: Pra falar do que não foi perdido” deverá se encerrar em Manaus, com apresentações de 12 a 15 de dezembro, em local ainda a ser definido. A nova produção da Índios.com Cia. de Dança foi contemplada com o Prêmio Klauss Vianna de Dança 2012, concedido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras.

A nova montagem da Índios.com faz referência direta aos valores culturais do povo Yanomami, que, apesar dos problemas e conflitos que enfrentam no contato com as populações não indígenas, ainda mantém viva a alegria de viver e demonstram isso no seu cotidiano na maneira de vestir, comer e morar. O elenco é formado por Daniela Alves, Kamilla Aguiar e Jonatas Amaral, que demonstram unidade técnica e artística nas apresentações da nova produção.

Espaço de interação
Yara Costa, diretora artística da Índios.com, explica que a nova produção da companhia foi criada para proporcionar uma interação com o público. “Este espetáculo não foi pensado para um grande público porque ele é mais intimista e em formato de instalação, com o público fazendo parte do trabalho. São 40 almofadas espalhadas em forma circular na área cênica e aberto a mais lugares em cadeiras ou arquibancadas, cuja localização depende do espaço da apresentação. Ao som de gritos, que iniciam espaçados e depois se intensificam, o público é convidado a adentrar nesse espaço criado pela Índios.com”, detalha ela.

“Aëëë” é o terceiro trabalho de Yara voltado para a questão cultural indígena. Em 2008, no Sesc de Manaus, ela estreou “Rito de passagem”; e em 2010, a coreógrafa realizou a première de “Rastros híbridos” em Caiena, na Guiana Francesa. Yara também é professora e pesquisadora em Dança na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA).

Visibilidade internacional
Nos dias 4 e 5 de maio deste ano, a Índios.com Companhia de Dança representou o Amazonas na Mostra de Artes Cênicas do Ano do Brasil em Portugal, apresentando os trabalhos “Rito de passagem” e “Rastros híbridos” no Oficina Municipal do Teatro – O Teatrão, na cidade de Coimbra.

Publicidade
Publicidade