Publicidade
Entretenimento
Vida

Inês Daou se reúne com artistas da cidade para discutir políticas culturais

Artistas locais consideram positiva reunião com diretora-presidente da ManausCult, na última terça-feira 24/01/2013 às 13:54
Show 1
Inês Daou discutiu metas e propostas da nova gestão com representantes de segmentos artísticos
a crítica Manaus, AM

A diretora-presidente da Manauscult, Inês Daou, recebeu na tarde da terça-feira, 22, representantes do Coletivo Difusão e também de vários segmentos culturais de Manaus para falar sobre as metas e propostas da nova gestão que comanda a Cultura e o Turismo do Município.

Os artistas tiraram dúvidas sobre a autonomia da pasta de Cultura e ainda a respeito do funcionamento do Sistema Municipal de Cultura. Segundo Inês Daou, a junção de cultura e turismo é importante porque os dois segmentos se inter-relacionam e se complementam. “As pessoas visitam os lugares em busca de  seus atrativos culturais, da maneira de viver de seus habitantes e belezas naturais”, disse a diretora-presidente.

Ela explicou também que a Manauscult não fez nenhuma alteração em sua razão social e continua a ser uma Fundação e não agência, como foi cogitado nos primeiros dias de gestão da nova administração municipal. “Como Fundação há menos burocracia e mais liberdade para atuar, diferente das agências; além disso, não houve redução orçamentária em nenhum dos dois segmentos que serão coordenados pela Manauscult”, explicou Inês.

Quanto ao Fundo Municipal de Cultura, esclareceu que foi instituído desde 2004 e seu funcionamento será definido após discussão entre o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marcio Souza, e os demais 16 conselheiros, oito representantes da sociedade civil e oito do poder executivo municipal. Inês Daou adiantou que o Fundo irá promover editais para a seleção de projetos. A diretora-presidente da Manauscult  informou, ainda, que, além do Conselho de Cultura, será instituído o Conselho Municipal de Turismo, nos mesmos moldes.

Durante o encontro, representantes de vários segmentos culturais falaram dos anseios, das prioridades e também fizeram críticas sobre a falta de apoio à cultura local. A diretora-presidente da ManausCult garantiu que haverá diálogo com os segmentos artísticos e todo esforço possível será feito para desenvolver a área da Cultura.

Resultado

Os artistas saíram satisfeitos da primeira reunião entre a classe artística de Manaus e a diretora-presidente Inês Daou.  Para a cantora Lucilene Castro, “o encontro foi ótimo, pois houve transparência sobre como a Manauscult será conduzida e como os recursos serão destinados. A gestão compartilhada é  modelo de administração utilizado atualmente em todo mundo”, disse a artista.

Inês Daou também informou aos artistas que todas as sextas-feiras haverá a “Sexta em Pauta” - um encontro para o público interno e externo para discutir temas relacionados à cultura e ao turismo.

Publicidade
Publicidade