EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Influenciadora digital mirim lançará seu primeiro livro sobre finanças para crianças

A amazonense Malu, de 11 anos, descomplica o assunto para crianças e adolescentes nas redes sociais. O lançamento de seu livro está previsto para o mês de abril

Gabrielly Gentil
26/01/2022 às 18:41.
Atualizado em 08/03/2022 às 15:59

(Malu utiliza as redes sociais para falar sobre educação financeira (Foto: Divulgação/Juliana Cavalcante))

Entender sobre educação financeira nem sempre é uma tarefa tão simples assim. Agora, imagine uma criança de apenas 11 anos, que além de dominar o assunto, ensina outras crianças – e até mesmo adultos - sobre finanças, por meio das redes sociais. Esse é o comprometimento que a influencer mirim amazonense Maria Luiza, mais conhecida como Malu, tem com o público infantil e seus seguidores. Malu alimenta um instagram com muitas dicas sobre esse universo e, em breve - previsão para abril deste ano -, lançará o livro “Além da mesada: finanças para crianças”. O objetivo dela? Descomplicar o assunto!

Apesar da pouca idade, Malu revela que sempre quis ganhar e ter dinheiro. Essa história começou quando ela ainda morava em Apuí, no interior do Amazonas, cidade onde nasceu. Na época, ela sempre viajava para Manaus com os pais, se hospedava em hotéis com piscina e ia ao shopping passear. Essas experiências chamavam a atenção dela, que logo percebeu que precisaria de dinheiro para desfrutar de momentos como esses.

Malu não pensava só no presente. Desde então, passou a se preparar para o futuro. Ela começou a usar mais a internet, ver vídeos e ler livros sobre como ganhar o próprio dinheiro. No entanto, ela deixa claro que isso não era uma preocupação. 

“Eu não gosto muito da ideia de me preocupar. Eu não estava me preocupando, eu estava me preparando para o futuro”, diz ela.

Influenciadora digital

O curso de influencer digital, que Malu começou a cursar quando veio morar em Manaus foi o pontapé inicial e abriu portas.

“Quando eu era pequena queria ser atriz e modelo, então, entrei numa agência de modelos e atrizes para comerciais. Daí a agência estava promovendo um curso pra ser influencer digital e eu entrei. Eles ensinaram coisas muito legais, muito interessantes e a gente tinha que escolher um tema, um nicho pro nosso instagram. Como eu gostava muito desse assunto de finanças, decidi falar sobre isso; eu era a única entre crianças e adultos que ia falar sobre esse tema”, ressalta Malu.

Redes sociais

Após decidir que começaria a carreira de influenciadora digital, com o nicho voltado para finanças, a jovem criou um novo instagram no início de 2021 (@malu.financas). A conta é movimentada com conteúdos de finanças, que ela considera ‘complicado’. Então, ela cria posts com a intenção de descomplicar os assuntos e facilitar o entendimento.

“As reações variam. Têm muitas crianças da minha idade que vão ao meu direct e perguntam algumas dicas sobre economizar, ganhar dinheiro ou para o negócio que elas estão fazendo. Eu amo ajudar elas, porque eu sei o quanto é importante a gente se apoiar pra conseguir crescer. Tem vários adultos que me elogiam por essa atitude, que indicam meu instagram para os filhos, sobrinhos ou algumas crianças que eles conhecem e elas super gostam”, comenta Malu.

Livro

Malu quis ir além das redes sociais e pensou em escrever um livro sobre finanças. Um livro feito por uma criança, para outras crianças, que vai ensinar como economizar dinheiro e tratar de assuntos que nem mesmo alguns adultos entendem, como Taxa Selic, Taxa IPCA, PIB, bolsa de valores, fundos imobiliários e muito mais.

“Eu tô escrevendo esse livro há mais ou menos um ano, e tô muito feliz de saber que logo menos, estará nas mãos de várias crianças que irão fazer, com certeza, um grande proveito dele. Esse livro demandou muito trabalho, teve muito esforço envolvido de várias pessoas ao mesmo tempo. Essa experiência foi muito gratificante, muito gostosa, foi incrível”, destaca Malu.

O livro terá 10 capítulos, desenhos, gráficos, tarefas e tudo para ajudar as crianças a entenderem sobre finanças. A obra estará disponível em breve com um custo acessível.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por