Publicidade
Entretenimento
Vida

Inicia votação dos indicados para o ‘3º Prêmio Xibé’, em Manaus

O público escolheu quem são os melhores músicos de cada categoria - agora é votar para decidir os vencedores da premiação voltada para a valorização da cena autoral local 19/09/2014 às 12:49
Show 1
Olívia de Moraes, da banda Anônimos Alhures, a banda Selva Madre e Thomaz Campos, concorrem à prêmios
Jornal A Crítica ---

Os amigos, fãs, colegas de banda e até simpatizantes estão empenhados em garantir que o seu músico favorito seja reconhecido na categoria em que atua. Aberta desde ontem, a votação popular do III Prêmio Xibé - voltado para a valorização da cena autoral local - já impressiona pelo número de indicados, o ecletismo dos estilos musicais e a quantidade de votações já efetuadas em tão pouco tempo. De acordo com a organizadora da premiação, a jornalista e produtora cultural Renata Paula, quando deu meia noite de ontem já havia artista com mais de 100 votos. A votação segue até o dia 14 de novembro e pode ser feita por meio do site www.premioxibe.com.br/votacao.

Ao todo, são mais de 100 músicos amazonenses participando e mais de 400 indicações durante 15 dias para as categorias Melhor Vocalista, Melhor Baixista, Melhor Baterista, Melhor Guitarrista e Melhor Banda.

“Vamos dar a chance do fã defender seu artista, disponibilizamos artes tanto para os músicos indicados quanto para os fãs que queiram que o artista favorito ganhe”, explica Renata Paula. Ela acrescenta que não haverá nenhuma restrição para os vencedores das edições anteriores, a mobilização dos votos fica por conta de cada integrante mas na hora da votação, mesmo assim, a equipe do Xibé disponibilizou artes para caracterizar cada concorrente.

Curadoria

Haverá ainda a escolha para as categorias de “Melhor Banda”, “Melhor Festa”, “Revelação 2014”, “Voto de Confiança pra 2015” e “Menção Honrosa”, que será feita por uma curadoria formada por músico, jornalista e um integrante do Xibé. Cada curador deverá preencher um formulário de participação do prêmio e uma lista com orientações sobre o histórico de cada categoria com base nos critérios analisados nas edições anteriores.

A categoria mais esperada da premiação é a que elege a “Melhor Banda”. Os critérios utilizados para definir a escolhida devem se basear no destaque provocado pela banda, produção cultural e artística ao longo de sua trajetória principalmente pela atuação ao longo de 2014.

No caso da “Melhor Festa”, dá-se reconhecimento para aqueles que também estão se mobilizando para fomentar um cenário mais produtivo no estado. “A escolha pode contemplar um festival, um evento que tem tradição ou resistência, lançamentos, eventos itinerantes, apostas filantrópicas entre outros”, explica a jornalista Renata Paula.

Publicidade
Publicidade