Publicidade
Entretenimento
gastronomia

Inscrições de restaurantes para o festival Brasil Sabor 2016 seguem até sábado (7)

Destacar a importância de conhecer a origem dos alimentos e resgatar a originalidade dos sabores brasileiros será a temática da 11ª edição do festival 04/05/2016 às 18:56 - Atualizado em 04/05/2016 às 20:37
Show sabor1
Na edição amazonense do evento, vão participar 30 estabelecimentos (fotos: Divulgação)
acritica.com Manaus (AM)

De 12 a 29 de maio, restaurantes de diversos Estados do País participarão da 11ª edição do Festival Brasil Sabor. O tema "Origem e Originalidade" dará destaque aos ingredientes e preparos de cada região, e os estabelecimentos participantes apresentarão pratos criados especialmente para o evento, com preços e promoções especiais.

A mecânica do festival é simples: cada restaurante participante prepara um prato a partir da comida local, que é um jeito único de se fazer gastronomia valorizando ingredientes encontrados localmente. O festival terá uma programação especial com evento de abertura pra convidados e imprensa, Concurso gastronômico, Feira Gastronômica Segredos dos Chefs e o Lançamento da décima edição do Livro de Receitas do festival.

Na programação do festival terá o concurso gastronômico, tendo duas formas de avaliação: voto popular e voto técnico. Os critérios para avaliação são sabor, apresentação e originalidade. A votação popular ocorrerá durante a feira e a avaliação do júri técnico será durante os 18 dias do festival nos estabelecimentos participantes.

Aos estabelecimentos que queiram participar as inscrições vão até este sábado (7) e pode entrar em contato sobre o Festival Brasil Sabor pelo site www.brasilsabor.com.br ou pelo Facebook www.facebook.com/abraselamazonas.

A segunda edição da feira visa valorizar a comida local dando destaque a origem e originalidade dos pratos, que terão preço promocionais também na feira que ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio, das 17h às 23h.

Para presidente da Abrasel no Amazonas, Janete Fernandes, o festival tem em sua essência a valorização do local e dos ingredientes típicos do Brasil. “Em 2016 damos ainda mais destaque a essa questão da origem, que resgata ingredientes e processos quase esquecidos, lembrando sempre da originalidade, da criatividade do povo brasileiro, que se faz presente também na hora de criar os pratos e aqui no Amazonas ”.

O  tema deste ano tem como uma das inspirações o projeto Arca do Gosto, criado pelo movimento Slow Food. Trata-se de um catálogo mundial, que identifica, descreve e divulga sabores originados de certas culturas, que, com o passar do tempo, foram esquecidos, mas que ainda existem e possuem potenciais produtivos e comerciais reais.

No Amazonas vão participar do Festival 30 estabelecimentos, entre eles Amazônico Peixaria Regional, Bodega Da Vila, Bubuia, Buona Massa, Cachaçaria do Dedé & Empório, Eddys Burger, Estória De Pescador, Gohan Sushi Bar, Imperador Restaurante, Mercato Brazil Manauara, Requinte Pães & Tortas, Tacacaria Amazônia, Tacacá Da Tia Socorro, Tambaqui De Banda e mais.

O Brasil Sabor 2016 conta com o patrocínio nacional da Ambev e da Sodexo e patrocínio regional do Sebrae/AM, ManausCult, Amazonastur, MAQ Equipamentos e demais parceiros e a promoção da RCC Mídia.

Publicidade
Publicidade