Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
POLÍTICAS CULTURAIS

Inscrições para candidatos ao Conselho Municipal de Cultura vão até esta sexta (23)

Artistas e produtores que quiserem votar também devem se registar na sede do Conselho, no Aleixo



35158166665_c2386e84e8_h.jpg Escritor Márcio Souza é o presidente do Concultura (Ingrid Anne/Divulgação)
20/06/2017 às 14:21

Até a próxima sexta-feira, dia 23, artistas, produtores e militantes do segmento cultural podem se candidatar às oito vagas que a sociedade civil tem direito no Conselho Municipal de Cultura (Concultura) para o biênio 2017-2018. 

As inscrições devem ser feitas diretamente na sede do conselho (avenida André Araújo, 2.767, Aleixo), nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h, e também são obrigatórias para quem quiser participar do pleito como eleitor. Em ambos os casos, é necessário comprovar o mínimo de três anos de atuação na área artística. As informações completas podem ser conferidas no site concultura.manaus.am.gov.br.



O Concultura conta com 16 cadeiras, sendo oito ocupadas por representantes da administração municipal e oito por representantes da sociedade civil, correspondendo às áreas do teatro e circo, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual, cultura popular e cultura étnica. O advogado e diretor do conselho Eduardo Guimarães explica algumas das atribuições do colegiado:

“Os conselheiros debatem sobre as diretrizes da política cultural de Manaus, inclusive naquilo que acham que o poder público deve dar mais ênfase a partir do que a própria sociedade e a classe artística demandam. Isso vai se refletir tanto nas escolas quanto nas ações desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult)”, diz ele. 

Segundo Guimarães, a nova composição do Concultura será a primeira a se debruçar sobre os projetos culturais que em breve serão submetidos à Lei de Incentivo à Cultura, sancionada em abril deste ano. “Esses projetos começarão a ser recebidos a partir do próximo ano, quando a lei entra em vigor. Caberá ao Concultura avaliar os projetos e encaminhá-los para a Secretaria de Finanças, que é quem vai dar a aprovação final”. 

Requisitos

Os candidatos que forem habilitados para a eleição devem participar, no dia 7 de julho, de um seminário sobre o funcionamento do Conselho de Cultura e sobre os direitos e deveres relacionados ao cargo. De acordo com Eduardo Guimarães, a presença dos candidatos nessa atividade é obrigatória – os que se ausentarem estarão automaticamente eliminados do pleito.

Ele também destaca a importância da participação da classe artística na eleição. “No caso de uma ou mais cadeiras do Concultura não serem preenchidas, seja por ausência de candidatos ou por não obtenção do número mínimo de votos, a vaga será ocupada por nomeação do prefeito a partir de uma lista tríplice elaborada pelo presidente do conselho”.

A eleição para o Concultura está marcada para o dia 14 de julho, de 7h às 17h, na Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista (Rua Costa Azevedo, 215, Largo São Sebastião).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.