Publicidade
Entretenimento
Vida

Inspiração fashion: tendências para 2014 e 2015 são destaque da feira 'Inspiramais'

A feira é promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), cujo núcleo de design, liderado pelo estilista Walter Rodrigues, trabalhou pesado para buscar elementos dentro da moda que pudessem amenizar os tempos de descontentamento vividos hoje pelos brasileiros 19/07/2013 às 10:32
Show 1
Os expositores apresentaram cartelas de cores vibrantes refletidas em uma infinidade de materiais com o tema geral da brasilidade
Loyana Camelo* Manaus, AM

Em tempos de manifestações diárias, lutas políticas e insatisfação geral, a moda emerge como instrumento de serenidade. Sentimentos esquecidos na frieza do cotidiano, como o romantismo, o heroísmo e a magia do luar serviram literalmente de inspiração para a 8ª edição do salão de design e inovação de componentes “InspiraMais”, evento ocorrido entre os últimos dias 10 e 11 em São Paulo, que apresentou as tendências para o inverno 2014, e olhando ainda mais à frente, o verão 2015.

A feira é promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), cujo núcleo de design, liderado pelo estilista Walter Rodrigues, trabalhou pesado para buscar elementos dentro da moda que pudessem amenizar os tempos de descontentamento vividos hoje pelos brasileiros.

Como resultado, os mais de 100 expositores apresentaram cartelas de cores vibrantes refletidas em uma infinidade de materiais conectados a um só tema geral: a brasilidade.

Para os antenados no que está em evidência nas passarelas, fica a lição: os designers e estilistas atuais estão em busca não de uma moda ditatorial, e sim, de tendências baseadas no lifestyle de cada um.

“Não se pode dizer que a ordem é usar minissaia, porque se a pessoa achar que tem pernas feias, vai se sentir mal usando apenas porque está na moda. Isso não existe mais. A moda precisa refletir o bem-estar”, explica Walter Rodrigues. “O ‘InspiraMais’ quer instigar novos olhares e ideias às empresas que visitam a feira para, nas próximas estações, seguirem esta linha de pensamento”.

Criatividade



Dentre os destaques, está o uso massivo do couro, principalmente colorido, que deve figurar nos guarda-roupas em 2015. De acordo com Rodrigues, o Brasil é um dos maiores exportadores deste material e, infelizmente, por aqui, acabamos ficando com a “sobra” – que nem sempre é da melhor qualidade. Mesmo assim, a criatividade do estilista e sua equipe falou mais alto, e da raspa (como é chamado o couro mais barato) surgiram lindas peças.

Couro de peixe, metal (latão) derretido, e madeira também são algumas das principais matérias-primas a serem exploradas para o inverno 2014 e verão 2015. Curiosamente, trata-se de materiais que já são velhos conhecidos do público amazonense. Um exemplo disto é a moda da Casquinha EcoFashion, empresa que trabalha com acessórios feitos de madeira e acrílico, lembrando o artesanato feito na nossa própria Amazônia. O material é a teca, uma madeira da Malásia que dá origem peças como bolsas, anéis, maxicolares.

E se a moda deve refletir o bem-estar, nós amazonenses não estamos errados em explorar a riqueza de matérias-primas made in Brazil (e principalmente no nosso Estado). A lição deixada pelo “InspiraMais”, na verdade, é bem simples: tendência é aproveitar o que há de melhor do que é nosso e sentir-se bem com isso, engavetando assim os sentimentos ruins de onde quer que eles provenham.

Ideias



O evento tem como objetivo inspirar as grandes marcas e empresários a criarem suas coleções em cima das matérias-primas apresentadas na feira, as quais refletem ideias específicas. Este ano, a inspiração foi dividida em três conceitos: metálico (inspirado em histórias épicas e heroísmo), sintético (criações que revisitam a moda dos anos 60) e o luar (materiais com imagens oníricas e predominância da cor roxa).

* A repórter viajou a convite da organização do evento

Publicidade
Publicidade