Publicidade
Entretenimento
Vida

Inspiração que vem de boteco: chefs de cozinha adoram um botequim

Imagine uma mesa de bar formada pelos chefs Alex Atala, do D.O.M e Marcelo Magaldi, do Fasano. A cena foi presenciada diversas vezes pelo chef Tony Cavalli, em um botequim paulista que só serve acarajé. Entre papos calorosos e tulipas de cerveja bem geladas, eles provam que a turma da doma, a típica indumentária que caracterizam os chefs de cozinha, também se rende ao boteco 29/05/2013 às 08:46
Show 1
Chef do Dom Domenico e do programa Magazine revela seu apreço pela cultura de boteco
Felipe de Paula Manaus, AM

Quem ousa dizer que chef de cozinha não vai a boteco, ou não conhece nenhum deles ou não é lá muito de frequentar um botequim. É justamente na informalidade desses ambientes que eles encontram os amigos, discutem a vida e, de quebra (e aí pode residir a maior surpresa) tiram das receitas muitas vezes simples desses barzinhos uma porção de conhecimento e uma dose de inspiração para o trabalho.

Selma Reis, que comanda o referendado Empório dos Reis e, mais recentemente, o Zefinha Bistrô, não esconde a preferência pelo Ferrugem, o bar manauara mais premiado no concurso Comida di Buteco. Apesar dos 28 anos de experiência na área da gastronomia, ela diz que se surpreende com a criatividade empregada nos petiscos e revela “trocar figurinhas” com Thiago, o dono do bar. “Eu passo aquilo que sei, eles mostram o que estão fazendo”.

Para Babu Loureiro, chef e proprietário do gastropub “O Chefão”, também é a criatividade dos donos de boteco que impressiona. “Às vezes até no nome do tira-gosto”, diz ele, que é frequentador do Calçada Alta, vencedor do Comida di Buteco 2012 com a famosa Patanisca de Bacalhau. “Os pratos de bacalhau de lá são os melhores da cidade”, elogia o chef, formado no Italian Culinary Institute for Foreigner (Institulo de Culinária Italiana para Estrangeiros).

Cultural

Já Tony Cavalli, conhecido pelo refinado Dom Domenico e pelas participações no programa Magazine, da TV A Crítica, afirma que “o bar tem um riqueza cultural e gastronômica fantástica” e que tira muito do que vê e degusta nos botecos para sua vida profissional. “É o momento de resgatar a origem da gastronomia. Comida de boteco é tempero tradicional, é como uma extensão da nossa casa e da casa e do tempero da mãe”, compara ele, que frequenta a padaria-boteco “Fruta-pão”, no Adrianópolis.

Para os chefs consultados pelo Vida & Estilo, não há mistério em escolher um bom boteco: ambiente agradável, bons petiscos e, claro, cerveja gelada são os ingredientes dessa receita, que tem na simplicidade seu trunfo e no desafio o seu maior tempero.

Boteco: da reunião ao aniversário

Imagine uma mesa de bar formada pelos chefs Alex Atala, do D.O.M e Marcelo Magaldi, do Fasano. A cena foi presenciada diversas vezes pelo chef Tony Cavalli, em um botequim paulista que só serve acarajé. Entre papos calorosos e tulipas de cerveja bem geladas, eles provam que a turma da doma, a típica indumentária que caracterizam os chefs de cozinha, também se rende ao boteco. “É lá que discutimos nosso trabalho, ingredientes, receitas, as notícias do dia... é uma confraria”, comenta Tony, acrescentado que em Manaus a “cultura do boteco” também está crescendo cada vez mais.

Afinal, é difícil resistir aos prazeres de uma cerveja gelada no calor insuportável da cidade, que aliada aos hábitos de informalidade do povo da região, fazem do botequim o point do happy hour manauara. “Acho uma coisa bem amazonense mesmo, boteco na beira da rua...”, diz Selma Reis, que conhece caviar e tartar, mas também vê riqueza na simplicidade. Tanto que, ao fazer 50 anos, fez de seu aniversário uma homenagem a esse ambiente tão peculiar. “Fiz uma festa para 800 pessoas, com o tema de boteco. Ficou fantástica!”, afirmou.

Serviço

O que é: Ferrugem Rock Gourmet
onde: Le bon Marché, Av. Pedro Teixeira, 1000, Dom Pedro.
O que é: Bar e restaurante Calçada Alta
onde: Rua Costa Azevedo, 102, Centro.
O que é: Padaria Fruta-pãoonde Rua 1, nº 250, box 1, conj. Ica-Paraíba, Adrianópolis

Publicidade
Publicidade