Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Europa

Instrumentistas do Amazonas participam de festivais internacionais de música

Frutos de um árduo trabalho construído durante mais de 10 anos, oito músicos pertencentes aos Corpos Artísticos do Amazonas alçam, a partir de sábado (2), voos internacionais



881643.jpg Eles participarão até o dia 26 de julho de três grandes festivais de instrumentos na Europa (Foto: Odair Leal/Arquivo A Crítica)
04/07/2016 às 21:29

Resultado de uma seleção realizada durante o I Festival Internacional de Metais do Amazonas, instrumentistas formados pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, do Governo do Amazonas, têm talento reconhecido internacionalmente.

Frutos de um árduo trabalho construído durante mais de 10 anos, oito músicos pertencentes aos Corpos Artísticos do Amazonas alçam, a partir de sábado (2), voos internacionais. Os músicos Lorne Porfírio, Jociclei Santos, Aline Fusiel, Alison Gama, Wellington França, Salomão Versoza, Rubens Souza e José Luís Vega, integrantes da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, da Amazonas Filarmônica e da Amazonas Jazz Band, participam, até o dia 26 de julho, de três grandes festivais de instrumentos na Europa.

Os oito músicos participaram de uma seleção internacional realizada pela World & European Brass Association, presidida pelo renomado trompetista alemão Otto Sauter. A seleção aconteceu no I Festival Internacional de Metais do Amazonas, que aconteceu em Manaus, entre os dias 14 e 17 de março deste ano, e contou com a presença de músicos de renome internacional, como o trompista italiano Luca Benucci, a soprano austríaca Eva Lind e o trombonista canadense Alain Trudel.

Sauter destaca que a característica principal dos músicos amazonenses é o talento e entusiasmo com os quais desenvolvem suas atividades. “Eles são músicos com muita vontade de aprender. Em todos os países que fizemos essa seletiva, selecionamos apenas dois. No entanto, ficamos tão impressionados que escolhemos oito! E são pessoas jovens, mas que demonstram um talento incomparável! Tenho certeza que farão jus ao que aprenderam”, afirma.

Os músicos amazonenses participarão do Soest Harmony Festival, em Soest, na Alemanha. Em seguida, participarão da Eva Lind Music Academy Tirol Alberg Hospiz, conduzida pela professora Eva Lind, em St. Anton am Arlberg, na Áustria, e por último, da Italian Brass Week, que acontecerá na cidade de Florença, na Itália.

O secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, afirma que o trabalho é duro e árduo, mas os seus resultados sempre são gratificantes. “É graças ao nosso trabalho que conseguimos alcançar projeção internacional, tanto no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro quanto nos nossos Corpos Artísticos. A maioria destes músicos passou pelo Liceu, tanto na condição de alunos como na condição de professores. Isso mostra que o nosso compromisso com a formação cultural está rendendo bons frutos, e esperamos que continue assim”, destaca.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.