Sábado, 14 de Dezembro de 2019
Vida

Internet ganha cada vez mais Instagram's voltados à decoração

Arquiteta posta diariamente aos seguidores do instagram itens para decoração do lar de caráter contemporâneo, mas ao mesmo tempo moderno e chique



1.png Formada em Design de Interiores, Olivia passou pelos mais renomados escritórios de arquitetura e decoração de SP
11/12/2015 às 15:01

Estamos acostumados à avalanche de blogs e Instagram’s repletos de comida, maquiagens e looks do dia. Contudo, uma nova adesão pelos internautas é seguir as contas voltadas à decoração e arquitetura: afinal, todo mundo muda de casa ou resolve pelo menos uma vez na vida dar um tapa no ambiente, não é mesmo? Uma das mais recentes revelações no ramo de “conselheira do lar” é a arquiteta Olivia Vianna. Com o Instagram @inandoutdecor e o site In And Out Decor, ela posta diariamente aos seguidores itens para decoração do lar de caráter contemporâneo, mas ao mesmo tempo moderno.

De São Paulo, Olivia começou a dar dicas de decoração sem pretensão alguma. “Comecei com um blog para me ajudar a inspirar, buscar e pesquisar, e com esse blog que eu fiz fui conhecendo profissionais que gosto de ver e que me inspiram para fazer projetos”, diz ela, que iniciou com o blog e fez o Instagram, na sequência. Dos célebres nomes admirados por ela na arquitetura, ela cita os brasileiros Jacobsen, Bernards, Kogan e Dado Castello Branco. Dos internacionais, ela cita o israelita Pitsou Kedem e o africano Saota.



Definindo o seu estilo próprio – classificado por ela como contemporâneo mesclado aos toques modernos – ela costuma publicar imagens de peças modernas, com revestimentos, e entradas naturais. “Acho que meu estilo é mais rústico com o moderno, clássico e vintage. Costumo misturar essas peças para dar uma quebrada e não ficar tudo muito contemporâneo. Gosto de seguir o contemporâneo com peças de outros estilos, para balancear”, confirma a arquiteta, que não segue ordem de postagem: posta o que tiver.

O site já está no ar, mas está sendo finalizado. “Não estou colocando conteúdo frequentemente ainda. Queremos colocar diariamente esse conteúdo. Já no Instagram costumo colocar de dois ou três posts ao dia, sobre todos os tipos de ambientes, como interior e área externa, sem ordem”, pontua. Ela garante que posta as dicas conforme o conhecimento que adquiriu. “Olho para a foto e vejo o que ela pode passar de ideia para as pessoas. Mas tento pesquisar profissionais de lugares diferentes e vou buscando ideia para as dicas”, assinala.

De acordo com Olivia, os erros mais comuns das pessoas na hora de decorar é que muitas acabam errando na proporção e distribuição dos móveis. “Muitas não deixam espaço para a circulação, ou colocam um sofá maior ou menor do que deveria. Mas isso é o que eu sinto e o resto é mais questão de estilo mesmo. Para mim pode não ser bonito, mas para a pessoa é. Não sou ninguém para criticar”, afirma Vianna, cujo Instagram soma 460 mil seguidores e mais de 2.200 publicações.

Os posts em que Olivia percebe um número maior de curtidas são os que falam do revestimento no ambiente. “Percebo que algo não muito clean, ou bege, não tem tanto impacto. Quando tem bastante informação do revestimento do cômodo, ou quando é a foto de um apartamento de um jovem com revestimento sinto mais do que apenas algo que esteja em alta, há mais repercussão. Locais com cores intensas e concreto aparente, lofts em que você vê os dois andares plenos é o que soa bastante repercutivo”, encerra.

Supérfluo necessário

Em Manaus, oito arquitetos compõem o time do blog Supérfluo Necessário (@superfluonecessario e www.superfluonecessario.com.br), que traz um pouco mais de informações sobre o mundo da arquitetura, design, artes e, porque não, estilo de vida? “Buscamos mostrar como é a vida no meio da arquitetura e deixamos o acesso mais fácil ao leitor. Sempre colocamos posts atuais, mostramos o que está acontecendo em termos de decoração por Manaus, Brasil e mundo”, salienta a arquiteta Larissa Guerra, uma das coordenadoras da plataforma.

Ao todo, o grupo – que se reúne semanalmente para reuniões de pauta – faz de três a quatro posts semanais. O mais bacana é que as dicas em decoração se baseiam também aos locais frequentados pelos arquitetos. “Temos uma coluna chamada ‘Portas em Automático’, onde cada um dos membros, ao viajarem, voltam de lá e escrevem sobre os lugares que foram, dentre pontos turísticos voltados para a arquitetura, e observações sobre a arquitetura e decoração de cada lugar. Postamos uma vez por mês e, sempre que postamos, a audiência vai lá em cima”, pondera Larissa.

Outro tópico bastante frisado pelos arquitetos são as dicas próximas à população. Um exemplo são posts sobre como se deve montar sua árvore de Natal, ou sobre como decorar sua casa e fachadas no fim do ano. “As pessoas têm comentado bastante, há retorno no Face e no Instagram”, destaca ela. A partir de amanhã (14), o layout do blog vai estar de cara nova. “A plataforma vai ficar mais dinâmica, com cara de site”, encerra Guerra. Além de Larissa, a equipe é composta por Dafne Ribeiro, Edson Marques, Germana Duarte, Marco Araújo, Mylena Bonfim, Renata Scherer e Theka Mendes.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.