Publicidade
Entretenimento
MPB

Intérpretes amazonenses lançam DVD 'Elas cantam samba' no Teatro Amazonas

Cantoras Lucilene Castro, Cinara Nery, Márcia Siqueira e Fátima Silva realizam show de lançamento nos dias 10 e 11 de fevereiro. DVD com sucessos da MPB foi gravado em abril do ano passado 06/02/2017 às 10:12
Show samba1
Intérpretes amazonenses cantam sucessos no Teatro Amazonas (Foto: Divulgação)
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Sucesso em Manaus há quatro anos, o projeto “Elas cantam samba” firma um novo marco com o lançamento do registro ao vivo da iniciativa em CD e DVD, nos dias 10 e 11, sexta-feira e sábado, às 20h, no Teatro Amazonas. Ao vivo e no álbum, os fãs poderão conferir mais uma vez a fórmula que desde 2013 vem animando os palcos da cidade: o talento das cantoras Lucilene Castro, Cinara Nery, Márcia Siqueira e Fátima Silva somado ao peso dos grandes clássicos do samba.

A combinação não veio do acaso: as quatro artistas carregam uma história com o samba, seja pelo trabalho com a MPB, seja pela simples e genuína afinidade com o gênero nacional.

“Todo brasileiro convive com o samba, e como cantoras da noite, sempre cantamos samba, pois a MPB é repleta dele: além de nomes como Djavan, João Bosco e Caetano Veloso, que compõem muito nesse gênero, há sambistas antológicos, como Jorge Aragão, D. Ivone Lara e Arlindo Cruz”, aponta Lucilene, que tem também dois álbuns dedicados ao gênero brasileiro.

Márcia, que já tinha ensaiado uma aproximação no passado, voltou a estreitar laços com a cena do samba de Manaus. “Com o projeto, fui tendo uma vivência maior nesse meio, participando das rodas”, conta ela. A artista, que já chegou a fazer parte do conjunto musical da Reino Unido da Liberdade, no Carnaval de 2004, revela que está voltando ao posto: “No ano passado, fui convidada a fazer efetivamente parte da ala musical da escola”.

O samba foi presença constante também nas vidas de Cinara Nery e Fátima Silva. Esta, que costuma transitar entre vários gêneros musicais, desenvolveu com ele a maior intimidade. “Sou sambista de coração”, declara ela, intérprete de clássicos do ritmo desde o início da carreira. “Eu canto cinco, seis horas na noite, fazendo bolero, xote e outros ritmos. E é na hora do samba que o sentimento aflora mais”.

Essa comunhão com o samba acabou por unir as quatro intérpretes no “Elas cantam samba”. A princípio, Lucilene, Cinara e Márcia se reuniram para um pré-show especial da gravação do DVD de 25 anos do Ases do Pagode, referência do gênero em Manaus, no final de 2012. Com a chegada de Fátima, no início do ano seguinte, o show virou projeto musical, ganhou outros palcos e evoluiu sempre calcado na riqueza musical do cancioneiro do Brasil e do Amazonas.

“É um repertório de clássicos, com sambas antológicos, tanto de artistas nacionais quanto do Amazonas”, resume Márcia. “A cada show era um repertório diferente”, comenta Fátima, lembrando que fechar as setlists dentre tantos nomes e canções foi um desafio no início. “Mas deu bastante certo, e graças a Deus as pessoas se identificaram e cantaram conosco”.

No registro do CD e DVD, a seleção brasileira inclui Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Marquinhos Satã, Martinho da Vila e outros nomes. Por sua vez, os compositores locais incluem Chico da Silva, Lucinha Cabral, Papaco Amor & Samba, Paulo Onça e Junior Rodrigues. Completam o repertório sambas de enredo que marcaram época no Carnaval de Manaus.

Registro

Realização de um sonho para o quarteto de intérpretes de “Elas cantam samba”, a gravação do CD e DVD ao vivo, em abril do ano passado, foi objeto de muito ensaio e preparação.

“Sabíamos que o registro ficaria eternizado, por isso investimos alto e nos preocuparmos em ter segurança no palco, trazer uma cênica bonita e ter uma boa interação com o público para dar o clima de um ao vivo, porque o samba também pede isso”, explica Lucilene, que assina a coordenação geral do álbum. A direção artística é de Gerson Albano, e Aécio Bezerra e Cláudio Nunes dividem direção musical e arranjos.

O resultado final – como o público poderá conferir mais uma vez ao vivo e também no CD e DVD – é de encher os olhos, os ouvidos e o coração.

“São cantoras com quatro timbres, personalidades e tamanhos diferentes reunidas num único projeto, numa junção que deu muito certo”, brinca Fátima. “Esse álbum é um presente para o público de samba de Manaus, que tem um carinho grande”, declara Márcia. Lucilene finaliza: “Temos certeza de que as pessoas que assistirem vão gostar”.

Serviço

O que é: Lançamento do CD e DVD “Elas Cantam Samba”, com Lucilene Castro, Cinara Nery, Fátima Silva e Márcia Siqueira

Onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro

Quando: Dias 10 e 11, sexta e sábado, às 20h

Quanto: Ingressos a R$ 60 (plateia, frisas e 1º pav.) e R$ 40 (2º e 3º pavs.), em valores de inteira. Meia-entrada para estudantes com carteiras válidas e idosos acima de 65 anos

Informações: (92) 3232-1768 e 99277-3441

Publicidade
Publicidade