Publicidade
Entretenimento
Vida

Itaú Cultural abre inscrições a partir desta terça-feira (3)

Em seu 16º ano, edital do Itaú Cultural lança  edital nesta terça-feira (3) aberto para propostas em diversos segmentos artísticos 03/09/2013 às 10:40
Show 1
Edital será aberto a propostas em diversas áreas, que serão analisadas por comissão interdisciplinar
LUCY RODRIGUES * ---

A diminuição de fronteiras entre as expressões artísticas motivou o Itaú Cultural a fazer mudanças estruturais no Rumos 2013. Em sua 16ª edição, o programa dedicado ao mapeamento e fomento da produção artística nacional abre inscrições a partir desta terça-feira (3), e agora, ao invés de abrir editais específicos para cada área de expressão artística ou intelectual, assume caráter multidisciplinar.

“Antes tínhamos que esperar dois ou três anos para abrir espaço para um projeto de dança ou música, por exemplo, e sentíamos dificuldade de apoiar propostas que mesclassem plataformas. Avançamos no rompimento dessa estrutura formal, que poderia produzir algo artificial com o artista. Esse modelo mais estanque vinha diminuindo as possibilidades de diálogos com a sociedade. Mantivemos o edital e a transparência e, ao mesmo tempo, ampliamos a possibilidade de inscrições e trabalhos. Essa ampliação foi feita horizontalmente, ao longo desse último ano, mediante o nosso relacionamento com a sociedade e a observação dos anseios da classe artística”, explicou o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron.

Assim, foi eliminada a divisão de carteiras por áreas de expressão, ou seja, os artistas, pesquisadores e demais interessados assumem o protagonismo e passam a definir a forma de participação e desenvolvimento dos projetos. A seleção será feita por uma comissão interdisciplinar, que atuará também com mediadora e em diálogo com os selecionados. “A comissão foi definida nesses últimos seis meses e traz profissionais dos mais diversos campos das artes, da economia criativa, ciências, etc. Ela também será dinâmica pois, ao longo do processo, caso a gente sinta necessidade, poderemos trazer pessoas de outras áreas, ampliá-la ”, adiantou Saron.

Modalidades diversas

O Rumos 2013 oferece um leque de escolhas para a inscrição dos projetos: a circulação de repertório de apresentações artísticas e de acervos no Brasil e no exterior; projetos de desenvolvimento de trabalhos artísticos – de instalações, composições, performances e coreografias a roteiros, espetáculos, ensaios fotográficos, programas de rádio, TV, Internet, documentários, CDs e DVDs; projetos de desenvolvimento de programas de computador artísticos/culturais, como plataformas web, games, agentes inteligentes, aplicativos, entre outros.

Projetos em andamento para finalização também entram nas novas modalidades, assim como os que têm foco na educação cultural, formal ou não formal, desde que sejam realizados no Brasil. Modernização e preservação de acervos, digitalização de documentos, entre outros, relacionados à arte e à cultura brasileiras. Críticas acadêmicas e jornalísticas às produções contemporâneas em todos os campos de expressão artística, bem como propostas de indivíduos ou coletivos para vivências em residências nas áreas de artes, cultura, pesquisa e educação no Brasil ou no exterior e projetos de realização de seminário, simpósio, debate e oficina, entre outros, com a possibilidade de convidados do Brasil e/ou do exterior.

Inscrições e premiações

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 3 de setembro até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de novembro de 2013, exclusivamente no www.itaucultural.org. br/rumos. Diferentemente das edições anteriores, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados. Esta decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural, observando o limite orçamentário do programa. O montante total aportado por proposta, projeto ou obra selecionada, observará o limite de até R$ 400 mil brutos.Os selecionados serão informados por telefone e/ou e-mail, até dia 27 de maio de 2014. Em seguida, os resultados serão divulgados no site do Itaú Cultural e nos meios de comunicação.

Legado da iniciativa

Em 2014, o Itaú Cultural irá revisitar o universo de produção acumulado ao longo dos 16 anos de trajetória do programa. Resultado de suas várias edições, esta programação, que será nacional e permeará todo o ano, vai fazer um recorte da produção artística e cultural brasileira de 1997 até hoje. Ela revisitará alguns dos artistas, pesquisadores e demais premiados pelo programa. “Uma comissão especialmente formada por profissionais que tenham afinidade com a história do Rumos selecionará um conjunto de artistas âncoras, que representarão os mais de mil participantes. O objetivo é promover encontros artísticos, mostras, roteiros, performances, e desenvolver produtos que traduzam esses caminhos percorridos, entre outras possibilidades”, adiantou o diretor do Itaú Cultural.


* A jornalista viajou a convite do Itaú Cultural

Publicidade
Publicidade