Domingo, 15 de Setembro de 2019
CULTURA

Itaú Cultural anuncia inscrições para o edital do Rumos 2019-2020

Um dos primeiros e mais longevos editais do Brasil que fomenta a cultura e as artes brasileiras abre inscrições para o edital do próximo biênio



rumosAndreLuizMaia_6A776B52-7BAE-4BAA-A655-7D101F1C58E4.jpg A gerente do Núcleo Comunicação Socia Ana de Fátima Sousa, o diretor do Itaú Cultural Eduardo Saron e a curadora Vânia Leal, durante a coletiva de imprensa na sede do instituto
02/09/2019 às 12:42

Pluralidade. Essa é a palavra de ordem do Rumos-Itaú Cultural, um dos maiores editais de fomento à produção cultural do Brasil, com 22 anos de existência.  O programa lançou sua 19ª edição, para o biênio 2019-2020, na manhã desta segunda-feira, 2, em coletiva de imprensa com a presença de 43 jornalistas de todo o País. As inscrições estarão disponíveis a partir da 00h01 desta terça-feira, 3 de setembro, e ficam abertas até as 23h59 do dia 18 de outubro. A participação é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br.

De acordo com o diretor do Instituto, Eduardo Saron, a intenção é investir mais de R$ 15 milhões entre o processo de seleção e os projetos. "Esse foi o valor investido no ano passado e a nossa meta é ampliar no próximo ano, isso vai depender da dinâmica e do perfil dos projetos. Nosso desejo é que se isso se amplifique. A pluralidade e manifestações artísticas e culturais nos interessam. A diferença do Rumos é ter entre as comissões de seleção e seus avaliadores pessoas tão diversas quanto a diversidade do nosso País. Obviamente, o funil é pequeno e temos que fazer escolhas para ter o Brasil cada vez mais representativo", afirmou.

Entre as áreas recordistas de de projetos aprovados estão a música e as artes visuais. A região Norte e a Centro-Oeste são as que têm menos projetos inscritos. "Centro-Oeste e Norte são nossas dificuldades. Buscamos avaliar os projetos com justiça e de acordo com a qualidade, independente da região dos seus proponentes. Mas as comissões de avaliação estão muito focadas em trazer essas regiões mais para perto. Esses projetos e essas pessoas estão no foco geral do programa. Elas precisam se apropiar e entender que esses espaços são deles", afirmou a gerente do Núcleo Comunicação Social e relacionamento Ana de Fátima Sousa.

Criação e desenvolvimento, Documentação e Pesquisa são as três modalidades que norteiam o Rumos.Entre as novidades e destaques no edital do último ano está o crescimento dos trabalhos ligados à memória. Tanto que o diretor Eduardo Saron anunciou também para o ano que vem um chamamento público, além do Rumos, para projetos na área. "No mapeamento que fizemos, isso foi muito presente e manifestado pelo Rumos. O nosso País não tem política para as artes. É fundamental termos política para as artes e para a memória. Não há inovação sem conservação", frisou.

Caravanas

As Caminhadas Rumos também são mantidas no calendário da instituição. Percorrendo 27 capitais do País, equipes do Itaú Cultural formada por membros da comissão de seleção apresentam o edital aos artistas, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto. Esclarecem dúvidas e trocam informação sobre a cena cultural local. Em Manaus, a Caravana está programada para o dia 10 de outubro.

Seleção

O processo de seleção dos projetos do Rumos passa por uma primeira seletiva, realizada pela Comissão de Avaliação formada por 40 profissionais. Em seguida, é anunciada uma segunda fase do processo, quando, quando passam por uma avaliação profunda feita por uma Comissão de Seleção Multidisciplinar, formada por 24 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. O resultado dos selecionados inscritos este ano será divulgado no dia 25 de maio de 2020 e comunicado aos contemplados por telefone e email.

Em 22 anos, o principal programa do Itaú Cultural para o fomento à produção artística brasileira, o Rumos recebeu mais de 64,6 mil inscrições e selecionou 1.458 projetos nos mais diversos temas e modalidades. No período, levou a obra dos selecionados para mais de 7 milhões de pessoas em todo o País.

 

*A jornalista viajou a convite do Itaú Cultural

 

News whatsapp image 2019 07 22 at 18.05.21 90eb8751 43a8 4e1f 8e11 fa49c5f58238
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.