Projeto foi lançado na manhã desta segunda-feira (2), em São Paulo, e o edital completo estará disponível a partir de 10 de março
(Foto: Camila Svenson)
Dois espetáculos brasileiros serão contemplados na nova iniciativa do Itaú Cultural: o “Fomento à Criação Teatral: Montagem”. O projeto foi lançado na manhã desta segunda-feira (2) e o edital completo estará disponível a partir de 10 de março exclusivamente no site, até às 18h de 10 de abril. O resultado será divulgado em 10 de junho de 2020.
O objetivo do projeto é contribuir com a manutenção de grupos teatrais já existentes e, para isso, o fomento subsidiará a montagem dos dois espetáculos para curta-temporada de estreia na própria instituição, em novembro deste ano.
Para os dois selecionados, entre os inscritos de todo o país, será disponibilizado o valor total de até R$400 mil (até R$200 mil para cada um). É importante ressaltar que poderão ser inscritos projetos de montagem teatral de grupos com sete anos ou mais de histórico comprovado.
“O Itaú Cultural reafirma a necessidade de estarmos mais próximos da produção artística. Fazer isto por meio de um edital é a maneira mais pragmática e potente de fortalecer a cultura brasileira neste momento”, destacou Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “É importante impulsionar a produção teatral no país, somando-se às nossas várias outras iniciativas”, completa.
Ponto de partida
Uma dessas iniciativas do instituto foi o apoio ao espetáculo Gota D’Água {PRETA}, do premiado ator, diretor, dramaturgo e fundador do Coletivo Negro, Jé Oliveira. Em 2018, ele e sua trupe buscavam o apoio e o Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural procurava uma montagem de repercussão na cultura brasileira para garantir a estreia em seu palco.
Para Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do instituto, a convocatória configura-se a partir de dois grandes desafios do trabalho do Itaú Cultural: “Um é imprimir o caráter nacional dessa instituição, que precisa refletir a produção diversa e plural do Brasil; outro é legitimar a vocação curatorial de um núcleo que programa a partir de uma ação constante de mapeamento e fruição das obras, pautado por um pensamento crítico e em relação ao espaço e às questões de nosso tempo”, destaca.
Eduardo Saron garante a pluralidade na análise e escolha dos projetos selecionados: “Brancos, negros, homens e mulheres de todas as orientações sexuais estão presentes no Núcleo de Artes Cênicas do instituto”, frisa.
Outras iniciativas
O edital de “Fomento à Criação Teatral: Montagem” caminha em paralelo a outra convocatória para este segmento “A_ponte - cena do teatro universitário”, criada em 2018 pelo instituto com intuito de contribuir pada a renovação da cena teatral, diluindo fronteiras e aproximando estudantes de teatro no país.
O universo das artes cênicas também conta com o respaldo do instituto no já tradicional programa “Rumos Itaú Cultural”, um dos maiores editais de financiamento de projetos culturais do país, realizado há mais de 20 anos.