Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Vida

John Frusciante, ex-guitarrista do Red Hot Chilli Peppers, lança disco de música eletrônica

No novo álbum, o músico promete explorar um estilo de música em que suas 'habilidades em fazer rock não têm participação nenhuma'



1.jpg Frusciante foi guitarrista do Red Hot entre 1988 e 1992 e entre 1998 e 2009
06/02/2015 às 19:46

O músico estadunidense John Frusciante, famoso pelas suas passagens como guitarrista da banda Red Hot Chili Peppers, anunciou que vai lançar um álbum de música eletrônica.

O disco será atribuído ao seu projeto solo Trickfinger (que já lançou um EP em 2012) e será homônimo. O nome pode ser uma menção irônica às suas habilidades como guitarrista (a palavra significa algo como "dedo de truque"), já que o músico resumiu o estilo das novas músicas como "acid house experimental".



Experimentação

A experimentação está longe de ser algo novo para Frusciante: ele possui uma carreira-solo bastante extensa (o novo disco será seu 12º) e "cabeçuda", que ele manteve paralelamente às atividades do Red Hot, banda da qual saiu (pela segunda vez) em 2009.

A novidade está mesmo na sonoridade, já que, enquanto seus discos passados focaram bastante na guitarra, ele promete, em Trickfinger, explorar um estilo de música em que suas "habilidades em fazer rock não têm participação nenhuma".

Nova paixão

Ao anunciar o novo projeto, Frusciante diz que o disco vem de sua crescente paixão pela música eletrônica. "Em 2007, eu aprendia a programar todos os instrumentos que associamos a acid house e alguns outros tipos de hardware, mas não gravei nada por uns sete meses. Aí comecei a gravar, tocando umas dez máquinas sincronizadas através de um pequeno mixer, ligado diretamente a um gravador de CD", explicou o músico.

Ele contou que sua incursão no novo estilo, algo que ele descreve como "um sonho", deve-se largamente a uma curiosidade por novas formas de compor. "Eu tinha perdido o interesse em composição tradicional e estava entusiasmado em achar novos métodos de criar música. Eu me cercava de máquinas, programava uma após a outra, e curtia o que era um fascinante processo do início ao fim", detalhou Frusciante.

O disco tem data de lançamento prevista para 6 de abril nos Estados Unidos, será lançado em versões física e digital, e terá oito faixas. Para quem está ansioso, uma dica: ele já liberou a faixa de abertura do disco, "After Below", na plataforma Soundcloud. Você pode conferi-la aqui.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.