Publicidade
Entretenimento
Vida

Jornalista comandará 'passeio fashion' por Londres no Carnaval

De volta ao Brasil em 2008 após passar seis anos em Londres, a jornalista de moda Ana Claudia escreveu o guia 'Londres Confidencial' e agora se prepara para levar brasileiros a um passeio diferente pela capital inglesa 19/01/2015 às 12:55
Show 1
Carioca morou seis anos na cidade e agora prepara um roteiro fashion
ROSIEL MENDONÇA Manaus (AM)

Em seu blog, a carioca Ana Claudia Lopes conta que cresceu brincando de esconde-esconde nos provadores da loja da avó. Mais tarde, ela se formou em Comunicação e partiu para uma experiência de seis anos em Londres, onde estudou na London College of Fashion. Ainda na Inglaterra, trabalhou como compradora de tecido para a rede inglesa Reiss – uma das preferidas da duquesa Kate Middleton – e colaborou com publicações brasileiras como a “Vogue”.

De volta à terra natal em 2008, Ana Claudia passou a atuar como professora e jornalista de moda, e escreveu o guia “Londres Confidencial”. Com toda essa bagagem, a especialista agora se prepara para pôr em prática um projeto que levará pequenos grupos de brasileiros a um passeio diferente pela capital inglesa.

Marcado para acontecer entre os dias 16 e 18 de fevereiro, o fashion tour “Day tripper” percorrerá lojas, museus e outros endereços relacionados à moda e ao design, com destaque para os points pouco conhecidos pelos turistas.

A novidade é uma opção para quem já estiver de passagem por Londres ou simplesmente quiser fugir da agitação do Carnaval. O passaporte para cada dia pode ser adquirido por R$ 395, com desconto para quem quiser fechar um pacote de dois ou três dias. Agendamentos podem ser feitos pelo e-mail tachegando@tachegando.co.

Ana Claudia conta que, em algumas paradas, os donos ou funcionários dos empreendimentos estarão à disposição para falar mais sobre seus mixes de produtos ou modelos de negócio. Por isso, o fashion tour não é só um programa para os curiosos em busca de inspiração e tendências, mas também para quem estuda e trabalha com moda.

INDÚSTRIA

“Estive em Londres em julho do ano passado e já tinha essa ideia na cabeça, então usei essa viagem para visitar alguns lugares e explicar a proposta para as pessoas que vão receber os grupos. Também comentei com alguns amigos de Londres que são do ramo e eles acharam a ideia ótima e desejaram que existisse algo parecido na época em que estavam na faculdade”, comenta a jornalista, que confessa ser apaixonada por viagens.

Segundo Ana Claudia, o segmento fashion é visto na Inglaterra como uma verdadeira indústria criativa, por isso é mais valorizada. “Do ponto de vista político, há vários incentivos para isso. Vivemos falando que Londres é a capital dos novos talentos, e não é à toa. Os jovens contam com muitos incentivos para quando saírem da faculdade já montarem o seu próprio negócio”, conta.

“Fora isso, a moda lá é encarada de oura forma, porque é realmente uma forma de expressão. Em Londres, as pessoas querem se diferenciar, não querem ser iguais nesse sentido, por isso a cultura do vintage é tão forte por lá”.

ROTEIRO

Os três dias do fashion tour foram divididos em temas, a começar pelo “Tradition”, que vai focar em lojas centenárias de St. James e Mayfair, como o ateliê de um dos grandes alfaiates de Saville Row, famoso por ter produzido ternos de diversos monarcas, inclusive de Dom Pedro II. Outra parada garantida é na nova loja da Burberry, onde Ana Claudia vai mostrar o quanto a marca se beneficiou da tecnologia para se atualizar.

No dia seguinte, os participantes vão conhecer iniciativas independentes e com conceitos arrojados (“Concept”) em East London. Há cerca de 20 anos essa região começou a atrair jovens criativos em busca de aluguéis mais baratos, o que fez dela um centro de empreendimentos cool.

Para fechar o roteiro, no dia 18, o destino seguirá o tema “Unique”, com lojas fora do padrão localizadas em Covent Garden e Soho. Um dos points a serem visitados é uma loja que está entre as 100 melhores de Londres, segundo a “TimeOut”.

Fashion tour

16 de fevereiro

“Tradition” em MayfairNeste tour pelas ruas de St. James e Mayfair o foco são os negócios de moda centenários que permanecem conferindo à Inglaterra o toque de tradição e requinte. Paradas na nova loja da Burberry e no ateliê de um dos grandes alfaiates de Saville Row, famoso por ter produzido ternos de diversos monarcas, inclusive de Dom Pedro II.

17 de fevereiro

“Concept” em East LondonNeste tour, o foco é visitar lojas inovadoras e conhecer diferentes conceitos de varejo. O passeio nesse dia inclui parada em lojas vintage, com o intuito de entender melhor esse segmento que é tão popular na Inglaterra e pouco usual no Brasil.

18 de fevereiro

“Unique” em Covent GardenNeste tour pelas ruas de Bloomsbury, Covent Garden e Soho, o foco são os negócios de moda e design que se destacam por serem únicos – seja em relação ao conceito, estética ou história. Parada no Somerset House, sede do London Fashion Week, onde os visitantes vão conferir exposição do fotógrafo de moda Guy Bourdin.

Publicidade
Publicidade