Publicidade
Entretenimento
Buzz

Jornalista Daniela Assayag encara novo desafio no programa ‘Manhã no Ar’ da TV A Crítica

Novo programa, que entra na grade de programação oficialmente a partir desta terça (10), às 6h30, traz o equilíbrio entre jornalismo e opinião 08/03/2015 às 13:13
Show 1
O programa terá Daniela Assayag como âncora, no entanto irá contar com a colaboração de todos os veículos da Rede Calderaro de Comunicação
Loyana Camelo Manaus (AM)

Há algumas semanas, o dia de Daniela Assayag começa bem cedo, antes mesmo do sol se levantar. Mas isso não é sacrifício nenhum para a jornalista: trata-se de uma preparação necessária para seu mais novo desafio, o “Manhã no Ar”, programa da TV A Crítica que entra na grade de programação oficialmente a partir desta terça (10), às 6h30. Como apresentadora do programa, Daniela trará notícias, atualidades, entrevistas e links ao vivo, além de proporcionar interação com todos os demais veículos da Rede Calderaro de Comunicação (RCC).

Graças ao horário, “Manhã no Ar” poderá alcançar boa parte do público que ainda está em casa se preparando para iniciar o dia. A RCC, por si, passa a dobrar sua capacidade de acompanhamento das notícias.

“Vamos priorizar o factual, o que acontece na madrugada e naquela manhã. Nossa intenção é ajudar as pessoas: se o trânsito está ruim, vamos orientar para que as pessoas mudem de vias. Se há uma greve de ônibus, ou algo que possa mexer com a rotina, é nosso objetivo levar essa informação para a realidade delas. Isso foi pensado para que a pessoa saia de casa bem informada no começo do dia e tenha dados suficientes para formar sua opinião. Assim, ela pode discutir com os colegas de trabalho, por exemplo”, explica a jornalista, frisando que o âmbito do “Manhã no Ar” será regional, nacional e internacional.

Daniela, que faz parte da família RCC desde dezembro como gerente de jornalismo, irá chegar aos estúdios da TV A Crítica por volta das 4h, mas a equipe da produção estará desde as 2h trabalhando em cima do material que vai ao ar. Apesar de parecer puxado, a jornalista conta já estar adaptada à nova rotina.

Opiniões

O conteúdo do “Manhã no Ar” não será, no entanto, puramente informativo. Segundo Daniela, o programa conta com uma equipe de comentaristas de diversas áreas, como saúde, política, cultura, polícia e outras. “É a notícia com algo a mais. Com análise, com opinião”, frisa.

Além disso, os demais veículos da RCC (jornal impresso, rádio e online) também formam a rede colaborativa escalada para contribuir com o “Manhã no Ar”. “A gente vai usar a rede de jornalistas do grupo inteiro para que as pessoas possam entender que a notícia não é feita apenas pela TV, mas por uma equipe muito maior que ela”.

Cenário

“Manhã no Ar” terá um cenário especial, cujo projeto foi assinado pela cenógrafa Kelly Peres, de São Paulo. Ela já fez outros cenários para a Record, inclusive. Para manter a surpresa, o resultado final só poderá ser conferido na estreia do programa, porém, Daniela Assayag adiantou que haverá três ambientes: um voltado para a entradas ao vivo e notícias; outro para entrevistas e outro para marcas e parceiros.

“O cenário começou a ser bolado há três meses, e após diversas discussões e adaptações, chegamos ao ideal”, disse a jornalista.

Bons exemplos

É claro que estar a par dos acontecimentos cotidianos é fundamental. “Manhã no Ar”, no entanto, não há de carregar apenas o fardo de um programa abarrotado de catástofres do homem ou da natureza. Há espaço para o reconhecimento de exemplos de vida, explica Daniela, onde serão mostrados causos de pessoas vencedoras, com boas ideias e com algo de bom para contribuir para a sociedade. É esse tipo de jornalismo - mais próximo do telespectador - que dará o brilho especial do programa.

“Estaremos atentos às necessidades das pessoas e vamos apontar caminhos para a solução de seus problemas. A gente tem belos exemplos de coisas que dão certo, pessoas que são símbolos de boas ideias e que podem contribuir com exemplos e histórias. Assim, as pessoas podem se inspirar e crescer”, conta.

Publicidade
Publicidade