Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
JARDINAGEM

Jornalista Marilua Feitoza estreia blog 'Jardim da Marilua' no Portal A Crítica

Marilua Feitoza mora no Sítio Gramado, no Vale do Ribeira, em São Paulo, onde produz de forma agroecológica, PANC, hortaliças convencionais, plantas medicinais e plantas ornamentais orgânicas para projetos paisagísticos de jardins funcionais e ecológicos



BV0102-1F_DE856EC9-3C8A-40EA-B7FF-313A8618F1AB.jpeg Foto: Divulgação
02/12/2019 às 15:05

Quando a jornalista Marilua Feitoza iniciou um curso de jardinagem em Curitiba, ela nunca poderia imaginar que essa paixão pela área iria lhe render tantos frutos, literalmente. Agora, colecionando diversos cursos voltados ao Reino Vegetal e com um estilo de vida conectado às boas práticas socioambientais, a jornalista passa a compartilhar seu conhecimento através do blog 'Jardim da Marilua', publicado semanalmente no Portal A Crítica.

Em conversa com o A CRÍTICA, a jornalista amazonense que agora vive no Sítio Gramado, localizado na cidade de Juquiá, em São Paulo, conta como foi a transição do jornalismo para a jardinagem, além das dicas que pretende dar em seu novo blog. Confira alguns trechos da entrevista com Marilua:



No geral, como foi essa transição de áreas? De jornalista para jardinista.

A transição de carreira aconteceu em Curitiba, depois que comecei a trabalhar com relatórios de sustentabilidade. Passei a estudar jardinagem e paisagismo como hobby para cuidar do jardim da minha casa (era muito grande e eu não entendia nada de plantas). Porém, o interesse em saber mais sobre o Reino Vegetal, e o encantamento, sobretudo, pelas plantas aromáticas e medicinais, me levaram a um novo estilo de vida: alimentação mais saudável e um olhar mais atento aos movimentos da natureza. Me percebi parte da natureza e não desassociada a ela. Naquele momento, não tive dúvidas: o meu lugar, era em meio às plantas – o meu lugar é nos jardins. E ao longo de três anos, intensifiquei os estudos em botânica, fiz uma especialização em paisagismo regenerativo e me identifiquei em especial, pelas plantas medicinais e em Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), as quais são minha linha de pesquisa.

Quais os tipos de dicas que você pretende dar no blog? Como surgiu a ideia para levar o conhecimento a web?

Quero inspirar as pessoas a se conectarem com a natureza através da jardinagem e de uma alimentação que privilegia as plantas. Desmitificar que em Manaus não se consegue ter horta ou um jardim bonito e produtivo. Dar dicas simples, que realmente funcionam, como por exemplo: cultivar horta em vasos e canteiros, adubar as plantas de forma orgânica, evitar o desperdício na cozinha aproveitando a parte integral dos legumes e verduras, cultivar flores comestíveis no jardim; são muitas possibilidades de trazer o verde para dentro e fora de casa! Quero contar para todo mundo como se aproximar das plantas pode ser uma das coisas mais incríveis da vida! As plantas nos alimentam, nos curam, nos tranquilizam, nos inspiram, nos aproximam de Deus e de quem a gente realmente é. Minha missão é semear o amor pela natureza e por tudo o que ela representa.

Como é a sua rotina hoje em dia?

Me mudei de Curitiba para o Sítio Gramado há quase dois anos, localizado no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. É um privilégio morar aqui, em meio à Mata Atlântica, onde cultivamos canteiros agroecológicos e plantas alimentícias para nossa subsistência e para nossos projetos paisagísticos. Meu marido, Leo Aguiar, é paisagista, então, trabalhamos juntos na criação e implantação de projetos de jardins produtivos, sobretudo em São Paulo. Também ministro cursos de jardinagem Brasil afora. Entre eles Horta Orgânica, Jardins Produtivos e O Poder das Plantas.

SAIBA+

O Poder das Plantas

"No dia 7 de dezembro, estarei em Manaus, facilitando a vivência O Poder das Plantas. Um curso que ensina a utilizar as plantas medicinais para se manter mais saudável e mais feliz, através do preparo de chás, xaropes caseiros, banhos terapêuticos, escalda-pés, incensos naturais e da aromaterapia", diz a jornalista. Inscrições pelo WhatsApp: (92) 98168-0078

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.