Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
b0128-1f_21D5E246-DFFF-4004-AFF0-49B9DE63A6C8.JPG
publicidade
publicidade

PROGRAMA

Jornalistas de A Crítica lançam websérie sobre histórias de superação feminina

Série de entrevistas contará a história de oito mulheres guerreiras do Amazonas. Conteúdo vai ao ar do dia 1º a 8 de março na conta do Portal A Crítica no YouTube


28/02/2019 às 14:47

As amazonas são conhecidas, na história da mitologia grega, como mulheres que batalhavam por seus espaços. As lendas amazônidas também classificam como amazonas as índias que iam para a guerra e não dependiam dos homens para nada. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Portal A Crítica lançará, no dia 1° de março, a websérie "Mulheres Guerreiras: Amazonas da Vida Real".

Na série de entrevistas, comandadas pelas jornalistas Cinthia Guimarães e Lucy Rodrigues, os internautas poderão conhecer as histórias de superação e empoderamento de oito grandes mulheres da sociedade amazonense, que atuam em áreas como polícia, política, saúde, artes, justiça, filantropia, entre outros. Até o dia 8 de março, será lançada uma entrevista por dia no Youtube do portal. Cada entrevista possui, em média, 25 minutos, e foram filmadas e editadas pelos editores de vídeo Felipe Gramajo e Raine Luiz.

As entrevistadas são a Procuradora Geral de Justiça do Amazonas, Leda Albuquerque; a jornalista Baby Rizzato; a cantora Márcia Siqueira; a delegada Débora Mafra; a diretora do Instituto de Computação da Ufam, Tanara Lauschner; a ex-deputada Beth Azize; a vice-presidente do Lar das Marias, Maria Luiza Soares; e a co-fundadora do Hemoam, a médica Leny Passos.

Origem

“A ideia original nasceu como um livro, junto com um amiga minha, Simone Tobias, jornalista de São Paulo. Mas acabamos não conseguindo tocar o projeto. Depois mostrei pra Cinthia e falei que havia pensado em fazer algo para o jornal”, coloca Lucy Rodrigues.

Como o livro precisaria de mais recursos, Cinthia sugeriu a Lucy que fizessem o projeto em formato digital. “Pensamos: ‘e se apostássemos’ no digital, que é o futuro? Até para tirar o projeto do papel ficaria mais fácil. Inicialmente, tínhamos a ideia de entrevistarmos 15 mulheres, mas a Aruana Brianezi (diretora de redação do jornal A CRÍTICA) e o Dante Graça (editor-executivo do portal A CRÍTICA) nos ajudaram a organizar e a tornar a ideia mais possível. E a diretora de programação da TV A CRÍTICA e Inova! RedeTV, Gisele São Thiago, nos cedeu o estúdio para as gravações”, afirma Rodrigues.

Segundo Cinthia Guimarães, o intuito da websérie é falar do protagonismo da mulher com foco em personagens locais. “É um presente para a nossa audiência trazer um conteúdo diferenciado na Semana Internacional da Mulher: falar de um assunto de relevância e tão em voga no momento, que é a conquista da mulher e seus espaços de poder”, pondera Cinthia.

Outro desafio que o projeto apresentou para as duas jornalistas foi o universo das entrevistas na Internet, terreno até então pouco habitado por elas – Lucy trabalha há 12 anos no jornal impresso e Cinthia, há 11. “Sempre ficamos atrás dos computadores escrevendo e planejando pautas, e mesmo que nossa formação seja multimídia, a nossa carreira no impresso nos deixou nos bastidores. Aprendemos coisas novas, nos preocupamos com vídeo, imagem e fala, e com o trabalho de produção e pós-produção. Queríamos trazer entrevistas com conteúdos relevantes, mas também com leveza”, complementa Guimarães.

Marcantes

Para Lucy, a entrevista mais marcante foi com a delegada Débora Mafra, por conta de sua trajetória de superação. “É uma mulher que se separou com dois filhos depois dos 30 e teve que recomeçar a vida – época em que, inclusive, começou a estudar Direito. Tinha o sonho de ser delegada e conseguiu. Ela é muito simpática e se emocionou na entrevista, e também me emocionei”, destaca ela.

Já Cinthia cita o nome de Beth Azize como o seu destaque. “Por não conhecer a história dela, que deixou a política em 1994, acabei descobrindo que ela foi uma mulher a frente do seu tempo. Foi juíza muito jovem, teve uma trajetória política, foi muito ousada para os padrões da época, uma mulher irreverente e de opiniões fortes. Além de ser muito defensora das causas da mulher”, completa.

Destaque

A websérie "Mulheres Guerreiras: Amazonas da Vida Real" teve o apoio das marcas Rebeca Weber Salon (@rebeccawebersalon), Toda Bella Moda Cristã (@todabellamodacrista), Virtuosa Camisaria (@virtuosacamisaria); Consultoria de Estilo Karen Leão (@estiloporkarenleao); do estúdio Inova TV! e da TV A CRÍTICA.

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
Festa nordestina no CSU do Parque Dez marca aniversário de associação
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.