Publicidade
Entretenimento
Vida

Jurados de Manaus agitam no MasterChef Brasil 2015

Programa que estreia hoje terá sete chefs do Amazonas compondo o júri na semi-final, gravada ontem no Amazon Jungle Palace 29/07/2015 às 18:45
Show 1
Chef Elisângela Valle posa ao lado do júri oficial do programa em seu restaurante, Tambaqui de Banda
Laynna Feitoza Manaus, AM

A segunda temporada do MasterChef Brasil, reality show que caiu nas graças do público brasileiro, estreia hoje (19). O que muita gente não sabe é que ontem (18) a turma de jurados composta por Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella esteve em solo amazonense junto à apresentadora Ana Paula Padrão para as gravações da semifinal do programa, que ainda não tem data para ir ao ar.

A identidade dos participantes desta edição ainda é um mistério – a acabar hoje à noite, no programa. Mas o que vai encher o coração do amazonense de orgulho é que nestas gravações estavam sete chefs locais que, ao lado do júri oficial e de nove turistas, avaliaram os pratos dos competidores. Todos foram preparados com produtos e temperos da Amazônia.

Os chefs Elisângela Valle (Tambaqui de Banda), Felipe Schaedler (Restaurante Banzeiro), Rogério Caliri (Alquimia Arte Culinária), Hiroya Takano (Shin Suzuran), Babu Loureiro (Pátio Gourmet), Gaby Harb (Gaby Harb Cupcakes), Selma Reis (Zefinha Bistrô) e Thiago Santana (Ferrugem Rock Gourmet) estiveram no hotel Amazon Jungle Palace e por volta do meio-dia de ontem estiveram cara a cara com os pratos produzidos pelos novos participantes.

Segredo

Os detalhes sobre a gravação precisam ser mantidos em sigilo, mas o que fez o júri técnico do programa chegar até os chefs amazonenses foi justamente a necessidade de ter pessoas que conheçam a fundo o paladar amazônida para julgar a elaboração de cada prato. “Eles entraram em contato com meu marido, que é responsável pelo marketing do meu restaurante. Sempre participamos de concursos e recentemente participei do Mercado Ver-O-Peso, em Belém. Essa divulgação sempre chama a atenção", pontua Elisângela, uma das chefs selecionadas.

Conforme Elisângela, é importante que os participantes do MasterChef saibam ter noções básicas de como criar pratos com ingredientes da Amazônia. “Nós, da mesa técnica, observamos como está a apresentação do peixe (se tiver peixe nos ingredientes que eles forem trabalhar), como eles fazem o prato desde a cocção, sabor, textura e a história, unindo tudo à criatividade”, coloca. Para ela, não haverá perdão se não houver a harmonização dos sabores. “Tem gente que mistura castanha com cupuaçu e peixe sem harmonia, o que é complicado. Precisa sempre haver esse planejamento”, opina.

O ponto

A chef patissier Gaby Harb afirma que se sentiu lisonjeada com o convite para integrar a mesa de júri local do programa. “Como eu estou participando do evento ‘O Mercado’, promovido pelo Fogaça, eles têm meu contato direto e creio que por isso aconteceu”, destaca. Gaby garantiu que, nas gravações, esteve de olho no sabor, estética dos pratos e na avaliação do grupo em si. “O sabor dos nossos peixes, por exemplo, são únicos. E os participantes estão acostumados a comer peixes salgados, então acho que a dificuldade será achar o ponto de equilíbrio da carne do peixe de rio com temperos agridoces, se caso houver”, alega.

Temperos

O chef Babu Loureiro é amigo pessoal de Erick Jacquin e Henrique Fogaça. O que ele diz ter avaliado é se os candidatos souberam usar bem as matérias-primas maiores da Amazônia. “E também os temperos mais utilizados aqui, como coentro, chicória, pimenta-de-cheiro. Para mim, não usar um desses temperos básicos será um erro deles, se caso fizerem isso. Principalmente no que diz respeito ao limão e nossas pimentas”, encerra. Como as gravações aconteceram ontem, é evidente que cada chef já provou e avaliou os pratos e concorrentes, mas eles não podem falar o que aconteceu lá até a semifinal do programa ser transmitida. Para saber mais, acompanhe o reality e delicie-se com os olhos.

Destaque

O Tambaqui de Banda recebeu o júri e a apresentadora oficiais do MasterChef para um almoço no último domingo, onde foram servidos o Caboco Enrolado (tiras de banana frita enroladas no pirarucu com cream cheese), o Tacaqui (nhoque de tambaqui ao molho de tacacá), pirarucu salmourado, matrinxã recheada e o clássico Tambaqui de Banda.

Serviço

o quê: Estreia do MasterChef Brasil 2015

quando: Hoje (19)

onde: TV Bandeirantes

horário: às 21h30 (horário local)


Publicidade
Publicidade