Publicidade
Entretenimento
EM CARTAZ

Juventude ribeirinha é tema de exposição fotográfica no Shopping Via Norte

Mostra começa nesta segunda-feira (5) e celebra 10 anos de atuação da Fundação Amazonas Sustentável 05/11/2018 às 17:06
Show 1419175 4072a2b7 2780 403f af8e ae6936f3b239
Fotos: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O Shopping Manaus ViaNorte recebe, a partir desta segunda-feira (5), a exposição “FAS Juventudes”, uma mostra fotográfica com imagens produzidas por diferentes profissionais durante experiências com jovens ribeirinhos amazonenses, de 12 a 28 anos, que fazem parte dos projetos desenvolvidos pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) nas áreas de educação, esporte, meio ambiente, arte e cidadania. O evento é gratuito e faz parte da programação comemorativa de 10 anos da FAS.

Os trabalhos ficarão em exposição até o dia 18 de novembro, no segundo piso do centro de compras, nos horários das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 22h, nos domingos e feriados. As fotografias reproduzem o cotidiano de adolescentes e jovens moradores de comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas que participam de projetos da Fundação.

“Essa juventude tem muito a dizer e fazer. Por serem fortes, resistem. Por serem inquietos, se adaptam. Nessa exposição é mostrado o que é ser jovem no meio da floresta e representa essa juventude que é múltipla, diversa e plural”, explica o gerente do Programa de Educação, Saúde e Cidadania da FAS, Anderson Mattos.

A exposição tem, ainda, mapas das comunidades ribeirinhas onde vivem os personagens da mostra e lupas para visualizar as fotos mais de perto, com nitidez e detalhes, provocando a interatividade e ampliação do olhar. Os visitantes também poderão observar móbiles com representação de elementos da floresta como pássaros e flores, produzidos a partir de materiais reutilizáveis e alguns elementos naturais como folhas e pequenos galhos secos.

Intercâmbio de Saberes Durante o período da exposição será realizado, de segunda a sexta (5 a 9), o 7º Intercâmbio de Saberes, um projeto do Programa de Saúde e Cidadania da FAS que busca promover a mobilização e o empoderamento de jovens ribeirinhos estudantes das escolas dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) em Unidades de Conservação (UC) onde a FAS atua.

No intercâmbio, 50 alunos das escolas ribeirinhas, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participam de rodas de conversa, oficinas, debates e trocas de experiências nas temáticas como meio ambiente, educação, violência sexual, saúde, identidade, políticas públicas e protagonismo juvenil. “É uma iniciativa voltada ao fortalecimento desse protagonismo juvenil, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, informa Anderson Mattos.

Ainda como parte da programação do 7º Intercâmbio está prevista também uma visita dos adolescentes à exposição nesta terça-feira (6), quando os jovens poderão se reconhecer nas fotografias da mostra e se verem como protagonistas do processo. Também haverá uma atividade de interação entre eles, onde os jovens ribeirinhos poderão escrever os nomes deles no mapa do Estado do Amazonas.

Publicidade
Publicidade