Publicidade
Entretenimento
Vida

Laserterapia: tratamento pioneiro no AM visa tratar e até curar alergias e doenças de pele

O Dr. Simão Pecher, especialista em dermatologia, alergia e membro da Associação Internacional de Laser é o responsável pela implantação do tratamento em Manaus, que chegou na capital em setembro de 2012. Segundo o médico, o método foi descoberto na Rússia e age contra asmas, rinite, sinusite crônica, e alergias da pele (como urticárias, eczemas e dermatite atópica) 26/03/2013 às 12:56
Show 1
De acordo com o médico, a laserterapia não possui efeitos colaterais
Laynna Feitoza Manaus, AM

Em Manaus, um tratamento a laser promete amenizar e até curar, em alguns casos, os problemas sofridos por pessoas com alergias e doenças da pele. Trata-se da laserterapia – tratamento de alergia, asma e dermatologias para doenças da pele, unha e cabelo a laser -, único método do gênero no Amazonas.

O Dr. Simão Pecher, especialista em dermatologia, alergia e membro da Associação Internacional de Laser é o responsável pela implantação do tratamento em Manaus – cujo aparelho é brasileiro, porém com tecnologia importada -, que chegou na capital em setembro de 2012. Segundo o médico, o método foi descoberto na Rússia e age contra asmas, rinite, sinusite crônica, e alergias da pele (como urticárias, eczemas e dermatite atópica).

“Na laserterapia há a interação da luz com os tecidos humanos, que após sua absorção ocorrem efeitos diretos a nível molecular e efeitos indiretos atuando na micro-circulação, consequentemente, produzem efeitos clínicos tais como anti-inflamatório, anti-alérgico, anti-edematoso, cicatricial e regenerativo das células do organismo”, colocou Simão Pecher.

Indicadas para doenças comuns e crônicas

De acordo com o dermatologista, a laserterapia também é indicada para doenças da pele, tais como psoríase, seborréia, queda de cabelo, herpes micoses, impetigos, foliculites, estrias, feridas, unheiros, caspa, acne, cloasma (pano preto) e inflamações da pele.

O médico explica ainda que o procedimento é indolor e pode possuir duração que varia entre 15 a 30 minutos, dependendo da patologia do paciente. “Mais ou menos nas alergias comuns, três sessões já atuam com uma melhora muito boa. Nos casos crônicos, como psoríase e sinusite crônica, os resultados podem ser notados em torno de cinco a dez sessões”, adiantou Pecher.

Laserterapia como medicina regenerativa

Conforme Simão, a revista Photomedicine And Laser Surgery, em 2012, catalogou a laserterapia como pertencente à categoria da medicina regenerativa. “Os efeitos terapêuticos são benéficos, e cientificamente comprovados sobre muitas doenças (citadas no início da reportagem)”, ponderou.

“O laser atua nas mitocôndrias, ribosomas e organelas, que estão dentro do citoplasma das nossas células, estimulando o oxigênio e a energia pelo ATP (Adenosina Trifosfato) – molécula indispensável para a vida das células – e também atua na microcirculação das artérias e veias do corpo”, pontuou o especialista.

O médico destacou que a laserterapia, ao contrário de muitos tratamentos que destróem células, acaba reconstruindo-as, por atuar no espectro visível dos nanômetros, que funcionam como medidores das cores existentes no mundo. “Isso estimula a formação de oxigênio e energia, potencializando os tratamentos médicos indicados”, assegurou Pecher.

Pós-tratamento também traz benefícios

A fase pós-tratamento ainda integra o pólo de benefícios exercidos pela laserterapia, afirmou Simão. “Após o tratamento da fase aguda das alergias, o especialista em alergia realizará os testes alérgicos e outros exames para indicar possível imunoterapia, isto é, utilização de vacinas antialérgicas, para produzir anticorpos que defenderão o organismo contra os agentes alergizantes, ou que desesencadeiam as alergias”, completou o médico.

O especialista recorda ainda que a laserterapia não possui efeitos colaterais. “A única contra-indicação são os marca-passos e próteses metálicas implantados no corpo. Em suma, a energia produzida pelo laser é isenta de radiações ionizantes que, quando presentes em tratamentos, podem comprometer a integridade do organismo”, concluiu Pecher, lembrando que a quantidade de sessões prescritas variam de caso em caso.

Serviço

O quê: laserterapia - tratamento de alergia, asma e dermatologias para doenças da pele, unha e cabelo a laser

Onde: Clínica Dr. Simão Pecher (sala 1802, 18º andar da torre médica do Millenium Shopping, localizado na Avenida Djalma Batista, bairro Parque 10)

Quando: 14h às 18h (de segunda à sexta)

Telefones: (92) 3084-4614/(92) 3659-3305

Valor: R$ 200 (cada sessão)

Publicidade
Publicidade