Publicidade
Entretenimento
Vida

Lavabos ousados: Estilo e cores para conquistar a visita

Cubas coloridas, papel de parede, revestimento em 3D, entre outros materiais decorativos podem transformar o lavabo em um ambiente aconchegante e moderno 05/09/2015 às 17:21
Show 1
Mesmo com a escolha de tons mais neutros, o revestimento da parede do lavabo pode dar um diferencial, com volumes e formas, além da iluminação
Lídia Ferreira Manaus(AM)

No século 18, os lavabos já marcavam presença: eram essenciais para os padres e fiéis lavarem as mãos antes das missas. Depois eles ganharam as casas, de forma discreta e sempre funcional. Mas com toque de sofisticação, com cores e elementos decorativos,  esses ambientes, nos dias de hoje, dão boas vindas com charme aos visitantes.

Justamente por não ser um compartimento utilizado diariamente, os lavabos podem ter uma decoração mais ousada. “Mesmo localizado em um ponto mais discre to para não causar desconforto em quem for usar,o lavabo pode compor uma ótima decoração com um bom piso, uma cuba impactante, louça sanitária clean, por exemplo. Pode-se usar papel de parede, além de trabalhar bem a iluminação”, ressalta a arquiteta Samara Félix, da Arquideia Arquitetura e Urbanismo.

O ponto inicial ao pensar no lavabo é a sua localização. Esses compartimentos  devem ser colocados próximos das áreas sociais e, preferencialmente, em uma região de recuo, ou seja, sem que a porta esteja de frente para sala de jantar ou estar, por exemplo. “Geralmente eles ficam entre a sala de jantar e a cozinha, ou mesmo na entrada, isso para que o visitante tenha , de certa forma, privacidade”,  explica Samara Félix. “Também deve estar em um ponto que não precise circular muito pela casa”, completa.

A regra geral para esse compartimento é ter uma pia e a louça sanitária. O tamanho mínimo é de 80x1,20 m, quase um metro quadrado. Também não é necessário ter o revestimento de parede como os banheiros. “Pode ser pintura ou papel de parede. A iluminação pode dar um toque diferenciado para deixar o ambiente mais aconchegante”, reforça a arquiteta.

Cores e formas

Exatamente por ser um ambiente onde as visitas vão circular mais e os membros da casa menos, o lavabo pode ter uma decoração impactante e até mesmo ousada.Para isso, os materiais usados podem fugir das  cores clássicas e neutras como branco e tons claros, e serem substituídos  por vermelho, amarelo e até o rosa, além de formas diferenciadas, como as opções quadradas. 

“Nada é proibido, mas tem que ter equilíbrio, coordenação de cores e luzes, ainda mais em um ambiente pequeno. Mas geralmente as pessoas se permitem ousar mais nessa ambiente por ser uma área que não utilizam diariamente”, ressalta a arquiteta e engenheira Aline Feitosa, da Officina de Arquitetura e Consultoria. 

A ousadia começa na escolha das cores, principalmente da cuba. De acordo com Aline, os tons popularmente chamado de “mais vivos” como amarelo, azul e laranja estão entre os mais pedidos. “As pessoas saíram do neutro, bege e marrom, por exemplo, e agora apostam em cores mais vibrantes. Uma cuba colorida já faz toda uma diferença no ambiente”, disse.

Outra dica é a mistura de cores nas cubas personalizadas, que podem ser confeccionadas pelas marmorarias. “O bom dessa opção é que, além da cor,  a pessoa pode ter uma peça exclusiva, no tamanho adequado ao compartimento”, ressalta a arquiteta.“A pedra não precisa ser necessariamente mármore ou granito, pode ser uma artificial, que não têm os pigmentos que as naturais tem, ou seja, tem uma cor lisa que pode contrastar com a cuba, por exemplo”, completa. 

O que também pode dar um toque diferenciado à decoração do lavabo é a utilização de papel de parede. O mercado já disponibiliza opções impermeáveis, antialérgicas e antimofo, mesmo que no ambiente não tenha chuveiro, são características a ser consideradas durante a escolha.“Existem marcas que você pode até lavar. Também pode usar revestimento 3D, que tem um volume”, afirma Aline Feitoza. 

A arquiteta destaca ainda que o espelho e jogo de iluminação, com um trabalho de sobras e luzes, podem dar gerar uma sensação de amplitude ao local. “Os lavabos são pequenos, então, esses elementos fazem o ambiente parecer maior”, disse. “O importante é equalizar os materiais conforme seu estilo. Vale lembrar que o lavabo é um lugar que todo mundo vai ver e por isso ele pode  chamar mais atenção”, finaliza.  

Serviço
Arquideia Arquitetura e Urbanismo -   Av. Rio Jutaí, nº 670 - Lote nº 34, Conj. Vieiralves, Nossa Senhora das Graças. Telefones: (92)98142-3094 e  99136-4285 
Officina Arquitetura e Consultoria -  Rua do Comércio III, nº5, sala 06,Parque 10 de Novembro. Telefone:(92) 3233-0110


Publicidade
Publicidade