Domingo, 31 de Maio de 2020
BOI-BUMBÁ

Live solidária exibe DVD inédito de Arlindo Jr intitulado 'O Boi dá samba'

Na noite em que completaria 52 anos de idade, último projeto gravado pelo eterno "Pop da Selva" será exibido em transmissão especial no YouTube



WhatsApp_Image_2020-05-12_at_15.57.20_2727E20F-FB15-4EC0-847F-F4B541A110FA.jpeg DVD foi gravado em março de 2019 no Centro de Convenções Manaus Plaza (Foto:Divulgação)
13/05/2020 às 12:37

*com colaboração da jornalista Hanne Assimen

Na noite em que uma das maiores vozes do Amazonas, o cantor Arlindo Jr, completaria 52 anos, um verdadeiro presente será dado aos fãs. A produção do artista exibirá na íntegra as imagens do último projeto inédito deixado pelo eterno “Pop da Selva”, o DVD “Arlindo Jr - O Boi dá Samba”.



O momento de muita alegria com os admiradores e amigos será compartilhado através de uma Live Solidária que acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 19h (horário de Manaus) no canal do artista no YouTube. 

De acordo com Carlos Kaita, produtor de Arlindo Jr e um dos organizadores da live, a transmissão será dividida em quatro blocos e terá Arlindo Neto, um dos filhos do cantor, como mestre de cerimônias. Além das imagens do show, serão exibidos depoimentos gravados por pessoas próximas ao artista.

“Vamos trabalhar com muitas coisas já pré-gravadas para evitar a aglomeração durante a live. Também iremos promover a arrecadação de alimentos que serão distribuídos entre o pessoal que trabalha com música e eventos e estão passando por necessidades durante a pandemia”, explica o produtor que aproveita para antecipar uma das surpresas da noite.

"Além de exibirmos o novo DVD, iremos comercializar uma tiragem especial de um dos trabalhos mais aclamados de Arlindo, o DVD 'Arlindo Jr - No Teatro da Vida'. Fizemos uma nova tiragem especial de 50 peças para colecionador que estarão à venda durante a live. É um trabalho onde as cópias físicas se esgotaram muito rápido e há muito apelo dos fãs que desejam ter essa lembrança em casa".

De acordo com Arlindo Neto,  será uma noite com muitas surpresas e emoções. “Esse momento representa muito pra mim, pois vou estar apresentando o programa no dia do aniversário do meu pai. Vai ser muito difícil pra mim, mas vou tentar segurar as emoções. Uma dessas surpresas é um videoclipe que eu gravei em dueto com ele, que vai ser um momento bem marcante. O sentimento é de gratidão por todas as pessoas estarem nos apoiando”, declara.

DVD 

O DVD “Arlindo Jr - O Boi dá Samba” foi gravado no Centro de Convenções Manaus Plaza em Março de 2019, cerca de nove meses antes do falecimento do eterno levantador de toadas do Boi-Bumbá Caprichoso. Até então, o público tinha acesso somente aos áudios da apresentação, que foram lançados em diferentes plataformas de streaming em Maio do último ano.

O projeto audiovisual conta com produção musical assinada por Joel Maklouf, Tilla Jones, Orley Dias, Sylvio Neto, e Mano Jorge que faz participação especial na faixa título “O Boi da Samba” (inédita) e “Amazônia, nas Cores do Brasil” (2015). 

O espetáculo criado por Mano Jorge e Arlindo Júnior conta com repertório de sucessos inesquecíveis na trajetória vitoriosa do cantor como toadas do Boi azulado: “Pesadelo dos Navegantes” (1996), “A Cor do Meu País” (2011) e toadas do Boi Garantido: “Vermelho” (1996), “Perrechés do Brasil” (2018) entre outras toadas reimaginadas, todas em ritmo de samba. 

“O Arlindo era um artista completo, tanto por ser eclético nos ritmos quanto por ter uma voz poderosa e pulsante, além de super carismático. Então, o sentimento é de amor, gratidão, reconhecimento, por ele ter abraçado o projeto, e de esperança, haja vista que estamos trabalhando para que tudo possa dar certo. Ainda mais agora que ele está lá de cima e que a gente possa retribuir e reconhecer toda a sua obra fantástica que esse gênio da toada nos deixou como legado”, declara Mano Jorge.

Segundo Kaita, Arlindo ainda chegou a editar o trabalho com a pretensão de lançá-lo no Carnaval de 2020. “O Arlindo ainda chegou a trabalhar algumas coisas desse material em vida. Queríamos lançar após a folia por ter muito esse apelo com o samba, mas infelizmente ele nos deixou em dezembro. Para não deixar o aniversário dele passar em branco resolvemos fazer essa exibição e somente após a pandemia ele será comercializado”, explica.

Projeto ‘O Boi dá samba’

De acordo com idealizador do “O Boi dá samba”, cantor e compositor Mano Jorge Mattos, o projeto surgiu há cerca de dez anos quando visitou Manaus pela primeira vez e conheceu as músicas dos bois Garantido e Caprichoso. “Fiquei encantado com o ritmo e folclore da Região. Com isso, fui aprendendo algumas toadas e passei a tocá-las no violão e cavaquinho em ritmo de samba. Daí pensei: Esse Boi dá samba. Com isso, apresentei o projeto ao Arlindo Jr., que abraçou e se tornou padrinho e coautor do projeto, e a partir desse momento passamos a traçar um plano para agregar compositores e músicos, envolvendo a toada e o samba”, afirma.

Um dos objetivos do projeto é fazer uma forte mobilização das culturas carioca e amazonense. “Nosso grande sonho para 2020 era transformar o projeto no bloco “Boi dá samba”, onde carregasse símbolos tanto do samba quanto da toada e fazer uma movimentação durante os três dias do Festival Folclórico, com a realização de feijoada e apresentações de roda de samba e ritmos variados”, explica Mano Jorge.

Além disso, o projeto também idealiza a realização de oficinas de música para gerar emprego e renda e promover ações sociais para a população de baixa renda em ambos estados. “Ensinar o cavaquinho, violão, banjo, tambor, pandeiro, a caixa, o surdo, instrumentos utilizados nos eventos dos bois. Seria um grande movimento e junção das culturas, pois a música é agregadora de oportunidades e interatividade”, esclarece o artista.

Os projetos deixados pelo Arlindo Jr. estão sendo estimulados para que seu legado tenha continuidade. Com isso, alguns artistas vêm cantando toadas em ritmo de samba, como Jorge Aragão, Neguinho da Beija-flor, Ivo Meireles, Xande de Pilares, Anderson Leonardo do grupo Molejo, Uendel Pinheiro.

Serviço

O que: “Live Solidaria” de lançamento do DVD Arlindo Junior – “O Boi dá Samba”

Quando: Quarta-feira, 20 de maio de 2020 a partir de 19h (Hora Manaus)

Onde assistir: www.youtube.com/arlindojroficial

Informações e reserva do DVD: (92) 99307-0809 / (92) 99343-0458

Como Ajudar: Doação de cestas básicas ou valores

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.