Publicidade
Entretenimento
Vida

Livro "Cozinha de afeto" traz receitas recheadas de história

Lançado este mês pelas amigas e jornalistas Alexsandra Gonsalez e Sônia Xavier, o livro resgata receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil 30/05/2015 às 11:25
Show 1
Uma das receitas é a panqueca de espinafre e ricota da Argentina Ana Fassone
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

As amigas e jornalistas Alexsandra Gonsalez e Sônia Xavier trabalharam juntas na Editora Abril por mais de seis anos, em projetos como o Guia Turístico Quatro Rodas, época em que viajavam bastante, colhendo histórias e compartilhando o gosto pela boa gastronomia. Das paixões em comum, surgiu a ideia para o segundo livro em parceria: “Cozinha de afeto – Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil” (Editora Alpendre), lançado este mês, e que resgata receitas de família carregadas de carinho e saudades.

“A ideia nasceu justamente dessa história de viajar bastante e conhecer muita gente. Demos um corte para mulheres porque era um tema que já tínhamos trabalhado no ‘Mulheres Sobre Rodas’ [publicação anterior] e gostamos de mostrar o lado forte e delicado do sexo feminino. Assim, vimos que tínhamos personagens fortes no caminho que tinham deixado um pedacinho na gente”, explica Sônia.

Após muitas conversas e reuniões, as autoras chegaram em 12 imigrantes vindas de Angola, Alemanha, Argentina, Colômbia, Etiópia, Espanha, Índia, Itália, Irã, Japão, Grécia e Ucrânia, que contam a história de suas vidas por meio de ingredientes e das memórias das refeições em família.

“Costumamos dizer que é um livro de histórias recheadas de receitas. Queríamos destacar aquelas receitas de família, com um sabor único, que só a avó sabe fazer e não adianta ninguém tentar que não fica igual. Pratos que marcaram a vida dessas mulheres”, enfatiza Alexsandra.

Com idades entre 30 e 80 anos, as personagens chegaram ao Brasil trazidas por razões diversas, em épocas distintas. Em seus relatos, compartilham sensações de estranhamento e as boas surpresas encontradas no país que as acolheu.

Entre elas, a veterinária alemã Suzane Wright, 49, que veio para o Brasil em 1979, deixando o cenário bucólico de sua pré-adolescencia para trás e estabelecendo-se em Resende (RJ), onde aprendeu a cozinhar para ajudar os pais em um restaurante. É dela a receita do Lombinho à Cigana; a iraniana Nasrin Haddad Battaglia, 59, que deixou o país com a família há 25 anos, escapando da ditadura política e religiosa dos aiatolás e que hoje se dedica a mostrar o melhor da culinária Persa em São Paulo. No livro, ela divide sua receita do Guisado de Cordeiro com Ervas Frescas e Arroz; e a fotógrafa Argentina Ana Fassone, 33, que ensina as deliciosas Panquecas de Espinafre e Ricota com Molho de Tomate.

Formato Digital

Criado especialmente como livro digital, “Cozinha de afeto” aproveita as funcionalidades do formato ao incluir links internos que facilitam a consulta e enriquecem a experiência de leitura. “O e-book te traz muitas outras possibilidades que o papel limita. Os parentes da personagem Japonesa, dona Myoko, conseguiram baixar o livro no mesmo dia do lançamento lá no Japão. Essas possibilidades nos agradaram muito”, comenta Alexsandra.

“Eu amo ler, leio em ônibus e metrô...comecei a experimentar o digital e é outra experiência, porque você interage mais, aumenta a fonte, ajeita a iluminação, a obra se adequa a você. A gente achou interessante e conseguiu tirar o projeto da gaveta. No fim, deu super certo e dentro de um preço acessível”, completa Sônia.

Ficha

Título do Livro: Cozinha de afeto – Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil

Autoras: Alexandra Gonsalez e Sonia Xavier

Editora: Alpendre, 2015

Preço: R$ 9,50

Onde encontrar: Criado especialmente no formato digital (e-book), o livro à venda nas principais livrarias, como Amazon americana (http://goo.gl/8P3z99) e brasileira (http://goo.gl/JcxLk4), Apple (https://goo.gl/SKdL66) e Kobo (https://goo.gl/Ls3ZQ6).

Receita Fácil

Bolinho de Bacalhau, receita de Anabela Rufino, de Gana, Angola

Ingredientes

200g de batata

250g de bacalhau dessalgado (deixar por 48 horas de molho trocando a água)

1/2 cebola

1 colher de salsinha picada

1 cálice de vinho do porto

3 a 4 ovos

Sal, pimenta do reino e noz moscada ralada

300ml de óleo de milho ou soja para fritar

Modo de preparo

1.Cozinhe a batata com casca, para ficar mais saborosa. Depois de cozida, descasque e amasse para obter um purê;

2. Escorra o bacalhau, retire as espinhas e esfregue em um pano limpo e grosso para desfiar;

3. Em uma tigela,junte o purê de batata, o bacalhau desfiado, a cebola e a salsinha. Adicione o vinho do Porto e misture. Acrescente os ovos, um de cada vez, até obter uma consistência uniforme. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto. O segredo de um bolinho autêntico é sempre usar mais bacalhau que batata.

4. Molde os bolinhos com ajuda de duas colheres (sopa) e frite em óleo bem quente e abundante.

Publicidade
Publicidade