Publicidade
Entretenimento
GOURMET

Livro reúne plano alimentar para recuperar equilíbrio do corpo e eliminar as toxinas

Receitas reunidas na obra "Detox dia a dia", de nutricionista curitibana Astrid Pfeiffer, são livres de glúten, lactose e açúcar. Astrid conta que todas as receitas foram criadas e testadas por ela ao longo de mais de um ano 20/08/2016 às 13:42 - Atualizado em 28/08/2016 às 16:24
Show vida0521 14f
Para cada receita ainda há informações sobre as propriedades nutricionais e os potenciais detox dos alimentos. (Fotos: Divulgação)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Na maior parte do tempo, nosso corpo trabalha de forma harmônica e silenciosa, e uma das muitas tarefas dele é se livrar das toxinas que afetam o seu bom funcionamento. Segundo a nutricionista Astrid Pfeiffer, porém, hoje em dia as pessoas vivem em uma espécie de “círculo vicioso de intoxicação”, fruto tanto do ritmo alucinante da vida moderna quanto da má alimentação e do consumo de álcool e cigarro.

“A rotina corrida provoca ansiedade, insônia, estresse e hiperatividade, que fazem o corpo reagir produzindo toxinas. Além disso, tais efeitos aumentam o apetite por açúcares, gorduras saturadas e carboidratos que, aliado à falta de tempo, implica no consumo de alimentos processados e fast-foods, trazendo ainda mais toxinas para o organismo”, explica.

Pensando nisso, ela acaba de lançar o livro “Detox dia a dia”, que reúne mais de 70 receitas de fácil preparo para quem deseja recuperar o equilíbrio do corpo e ajudá-lo a se livrar naturalmente das toxinas, preservando a imunidade. 

Veganos e intolerantes

Astrid conta que todas as receitas foram criadas e testadas por ela ao longo de mais de um ano. “Também incluí dicas e sugestões para as pessoas adaptarem os pratos, pois o intuito é que essa seja uma base para a pessoa poder ‘brincar’ e trocar os ingredientes”.

Para cada receita ainda há informações sobre as propriedades nutricionais e os potenciais detox dos alimentos. De acordo com a especialista, os compostos bioativos dos alimentos integrais, naturais, orgânicos e funcionais são os que mais contribuem para a “limpeza” do organismo. 

“Vitaminas e minerais, como as frutas vermelhas, roxas, os alimentos vermelhos e verdes também são importantes. Cada cor é essencial para oferecer um benefício ao nosso corpo”, completa Astrid, que elaborou o livro com o objetivo de alcançar o maior número de públicos, dos veganos aos intolerantes a glúten ou lactose.

Flexível

Outro destaque da obra é um programa detox para ser cumprido ao longo de 10 dias, com sugestões para cada refeição do dia. No entanto, o programa que Astrid propõe é aberto e não precisa ser seguido radicalmente na sequência. “Apenas distribuí o plano da melhor maneira possível dentre as refeições do meu livro, para que as pessoas possam fazê-lo com mais facilidade, distribuindo os nutrientes essenciais ao longo do dia”.

E cumpridos os dez dias de desintoxicação, qual o próximo passo? “É seguir aplicando as demais receitas no dia a dia, pois elas não são radicais como os sucos e sopas que encontramos em outros tipos de detox. Aqui é um detox equilibrado e nutritivo!”.

Astrid aponta que um dia detox pode começar com um mingau ou uma fatia de pão integral com pastas. Para o primeiro lanche, barrinhas de castanhas e banana ou pudim de chia. O almoço segue com um estrogonofe de cogumelos ou um bobó de palmito. No lanche da tarde, as opções incluem bolinhas de maracujá e banana ou uma tortinha de amêndoas com frutas vermelhas. 

No fim do dia, um jantar com pratos reconfortantes como o creme de castanha-do-pará com salsão ou o mexido de tofu com legumes. Mas, se for o caso de encontrar os amigos ou reunir a família, uma boa pedida pode ser a pizza de berinjela com legumes (cuja receita você confere ao lado) ou uma rodada de bolinhos de feijão ou de abobrinha com mandioquinha.

Receita: Pizza de berinjela com legumes

O segredo: Os legumes da receita podem ser substituídos por outros, como cenouras e brócolis pré-cozidos ou por um mix de cogumelos e tofu.

Ingredientes:

Massa

2 colheres (sopa) de linhaça dourada (20g)
3 colheres (sopa) de água filtrada (45ml)
1 berinjela média (280g)
1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída
4 colheres (sopa) de farinha de amêndoa (32g)
1/2 colher (chá) de sal (4g)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)

Recheio

1/3 de berinjela média (80g)
4 miniabobrinhas (140g)
8 tomates-cereja pequenos (50g)
Sal e azeite a gosto

Preparo:

1.Deixe a linhaça de molho na água por 15 minutos. 2. Enquanto isso, lave a berinjela e corte em cubos com a casca e as sementes. Coloque no processador com a pimenta e bata. Esprema com um pano para retirar todo o líquido. 3. Transfira para uma vasilha e junte a linhaça reservada e os demais ingredientes da massa. Amasse bem. 4. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Abra a massa com as mãos, formando um disco, e coloque na fôrma. Leve ao forno preaquecido a 190 Cº e asse por 20 minutos. 5. Retire do forno e espere esfriar um pouco. Estenda uma folha de papel-manteiga na bancada e vire a massa devagar sobre ele. 6. Prepare o recheio. Corte os legumes em fatias bem finas e arrume-os sobre a massa. Leve de volta ao forno e asse por 25 a 30 minutos. Sirva em seguida.

Publicidade
Publicidade