Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Vida

Livro de fotografia ‘Amazônia Andes’ será lançado nesta segunda-feira (16) em Manaus

De autoria do fotógrafo José Tezza o livro ‘Amazônia Andes: da foz à nascente, do Atlântico ao Pacífico’, retrata as relações latentes entre os dois biomas



1.jpg O fotógrafo dedica o livro à mãe, falecida durante a produção da obra
16/09/2013 às 11:32

A Amazônia e a região dos Andes nunca estiveram tão próximas quanto no livro que o fotógrafo e documentarista acreano José Tezza lança nesta segunda-feira (16), a partir das 19h, na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Com patrocínio da Camargo Corrêa e produção da Ave Lola Espaço de Criação e Base7, “Amazônia Andes: da foz à nascente, do Atlântico ao Pacífico” vem junto com uma exposição homônima que poderá ser conferida na FAS até 18 de outubro, quando segue para Lima, no Peru.

Ao longo das 180 páginas, preenchidas por 122 fotografias clicadas durante uma expedição realizada entre o fim de 2012 e início de 2013, o livro retrata as relações latentes entre esses dois biomas. “São dois cenários diferentes, mas interligados. É dos Andes que vem a água do Rio Amazonas, por exemplo”, lembra o irmão de José, o economista João Tezza, que assina os textos da obra junto com a jornalista Jamilsa Melo.

“Além disso, há a questão cultural, porque temos uma relação histórica e étnica com as tribos indígenas amazônicas e incas, apesar de os Andes terem se tornado mais hispânicos enquanto a Amazônia se tornou mais portuguesa. Isso ainda é pouco explorado pela nossa literatura”, completa João, que também é superintendente técnico-científico da FAS.

OLHAR SENSÍVEL

Depois de percorrer 33 cidades e cerca de 24 mil quilômetros entre as duas regiões, enfrentando altitudes elevadas e estradas e rios de zonas de fronteira, José Tezza não hesita em dizer que “Amazônia Andes” foi o seu maior aprendizado como pessoa e profissional. “O trabalho foi motivo de estudos por muitos anos, e durante toda a produção me preocupei em não ser ‘engolido’ pelos Andes e pela Amazônia, o que me faria perder o foco inicial”, explica o fotógrafo.

Segundo ele, em primeiro lugar, a inspiração partiu da natureza – a cultura, como reflexo da primeira, veio em seguida. “As fotos são de rios, florestas, fauna e flora que permeiam a vida e a rotina do homem, sem um raciocínio cartesiano sobre aspectos sociais e econômicos. Tudo isso se reflete nas características artísticas das imagens, com um amplo contraste de luz e sombra quase ficcional, com ênfase na natureza”, complementa Tezza.

AVENTURA

Antes mesmo de se formar em fotografia, José já havia viajado de carona do Chile Até Rio Branco, e foi nessa experiência que ele teve a primeira oportunidade de documentar paisagens tão distintas e complementares – detalhe: ele tinha apenas 16 anos. “O livro é resultado dessa essência que começou como uma aventura e passou a ser um compromisso de carreira. Hoje, sou exatamente a mesma pessoa, com o olhar livre de quando eu tinha 16 anos, mas agora com um formato, direção e produção”, conclui.

‘Artigos para incomodar’

“Artigos para incomodar – do incômodo vem a mudança” é a mais nova obra da Editora da Amazônia, com lançamento marcado para hoje, às 18h, no Teatro Direcional do Manauara Shopping. Trata-se de uma coletânea de 40 artigos do empresário e administrador de empresas Carlos Oshiro, articulista do jornal A Crítica há seis anos, trazendo reflexões e orientações sobre o mundo corporativo.

Esse é a primeira obra escrita pelo autor, que já publicou mais de 500 artigos em 10 anos como articulista nos jornais de Manaus. O livro está dividido em quatro tópicos – gestão, liderança, mudanças e comportamento - e a intenção é despertar a atenção do leitor sobre vários assuntos.

Serviço

O que é: Abertura da exposição e lançamento do livro “Amazônia Andes”, de José Tezza

Onde: Fundação Amazonas Sustentável (rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez)

Quando: Nesta segunda-feira (16), às 19h

Visitação: Até 18 de outubro, de segunda à sexta, das 10h às 17h

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.