Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019
LITERATURA

Poesias incentivam crianças a comer melhor

‘Abecedário de Aromas’ nasceu após escritor observar a falta de opções de alimentos saudáveis nas escolas



zBV0809-003R__2_.jpg Proposta do livro escrito por César Obeid é deixar tema interessante para a garotada comer alimentos mais saudáveis
09/08/2017 às 08:53

Refrigerante, salgados fritos, sucos industrializados, sanduíches e doces. O cardápio da maioria das escolas — se, não, todas — oferece opções nem um pouco saudáveis para os alunos. E justamente por causa da falta alimentos naturais nas cantinas, que César Obeid decidiu usar a literatura para incentivar a garotada a comer melhor, com o livro “Abecedário de aromas, cozinhando com tempero e poesia”.

 “Viajo pelo Brasil inteiro, visitando escolas; quase choro ao ver a falta de opção das cantinas, em escolas públicas e particulares. São raras as que servem suco de fruta de verdade. Lembrando que, sucos de caixinha, às vezes, têm mais química do que um refrigerante”, afirma o escritor, que transformou o alfabeto em poesias, com os nomes de ervas, sementes e especiarias ideais para uma alimentação saudável.



Com ilustrações coloridas e cativantes de “Joãocaré”, a obra infantil tem receitas e dicas de condimentos naturais, além de sugestões de chás da “medicina caseira” para combater doenças. O título propõe a inclusão de diversos tipos de temperos para fazer com que a refeição se torne mais divertida e saudável, com novos aromas e sabores que serão descobertos e apreciados durante a leitura.

“Claro que isso só será possível com envolvimento da família e de um projeto de leitura feito a partir do livro. Não dá para exigir que a criança coma uma salada de agrião com manjericão se está acostumada com alimentos processados”, diz Obeid. “Por isso, os pais têm que entrar em cena e abraçar a causa; a escola também, realizando projetos de alimentação saudável dentro e fora da sala de aula”, completa.

 ‘Útil ao agradável’

Casado com Renata von Poser, ele é pai de Clara, 7, e de João, 7 meses, o paulistano consome apenas alimentos naturais, saudáveis e nutritivos, plantados junto com a família. Na opinião dele, a poesia é bem aceita pelas crianças e, por isso, uma boa ferramenta para conversar sobre o tema. Porém, não sabe se considera o novo trabalho uma espécie de livro de “receitas poéticas” ou de “poesias culinárias”. Conta que apenas uniu dois amores.

“Sou um poeta que também trabalha com alimentação saudável. Apenas uni duas paixões. A ideia é apresentar a diversidade dos temperos por meio da poesia. Também há receitas e dicas de culinária. Acredito que a inclusão de diversos temperos, tornará a alimentação saudável uma realidade, principalmente, para as crianças. É um livro fundamental para pais e filhos aprenderem a cozinhar comidas naturais, juntos, com amor e diversão”, enfatiza.

Tudo começa com exemplo

Segundo César Obeid, entretanto, não basta ler o livro e incentivar os pequenos a comer de maneira saudável, se os próprios adultos continuam a se alimentar mal. O escritor também pede aos pais que revejam a importância das refeições em família, não como uma obrigação, mas um momento de prazer e de descoberta de sabores. Por isso, diz que ‘Abecedário de Aromas’ é aliado neste processo.

“A primeira coisa que o adulto tem que fazer é comer bem: frutas, legumes, vegetais, sementes, verduras... Já imaginou o pai pedir um suco de laranja para o filho em um restaurante, mas um refrigerante para ele mesmo? Assim não dá. Pais e educadores devem ficar atentos não somente com o que a criança come. Seja na escola, ou em casa, crianças e adultos podem se divertir com os poemas que são super saborosos”, finaliza.

PERFIL

César Obeid nasceu na capital paulista, em 1974. Aos 21 anos de idade, começou a estudar dramaturgia e ficou encantado com o jeito de contar histórias por meio de ações e diálogos. Escreveu peças, algumas delas foram encenadas. Tornou-se contador de histórias, educador e escritor de livros infanto-juvenis. Alguns de seus livros foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Autor de inúmeros cordéis, também ministra cursos do estilo para o público e educadores.

SAIBA +

César Obeid também escreveu o livro “Cores da Amazônia: frutas e bichos da floresta”, no qual desvenda os sabores e cores de frutas e animais da Região por meio de poemas divertidos e imagens encantadoras. A publicação acompanha CD com músicas inspiradas pelos ritmos amazônicos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.