Publicidade
Entretenimento
Vida

Livro estimula leitores a fazer da busca por saúde e boa forma um estilo de vida

Educadora física e blogueira Paola Machado incentiva leitores a "sair do sofá" e adotar hábitos de alimentação saudável e exercícios 19/06/2015 às 17:24
Show 1
Livro de Paola Machado incentiva a adotar estilo de vida saudável para a vida toda
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Retomar a rotina de academia ou pesar mais nos treinos nos últimos meses do ano para exibir uma boa silhueta no verão é prática comum entre muitos brasileiros. Para a educadora física Paola Machado, porém, as iniciativas para entrar em forma, em vez de sazonais, deveriam ser uma rotina em todas as estações do ano.

É o que ela defende em seu novo livro, “Kilorias – Faça do #projetoverão seu estilo de vida” (Benvirá, 194 págs., preço sugerido de R$ 29,90), que estimula os leitores a “sair do sofá” e a cultivar um estilo de vida saudável, além de trazer dicas de exercícios físicos e alimentação saudável.

Também autora do blog Kilorias, Paola dividiu o livro em quatro partes. Na primeira, a educadora física busca motivar quem lê a fugir do sedentarismo e repensar a dieta, de forma natural e sem receitas milagrosas, em prol da saúde e da boa forma. Na segunda, ela enfoca as estratégias para se chegar ao emagrecimento e o fortalecimento muscular.

A terceira parte do livro traz curiosidades sobre dietas e exercícios, como treinos na gravidez e na adolescência, suplementos físicos e por aí vai. Na quarta e última parte, Paola traz sugestões de cardápio para quem pratica ou está começando a praticar exercícios.

“É um livro tanto para quem quer começar e quer saber como fazer, como para quem já treina e quer tirar dúvidas, saber se está fazendo as coisas da forma certa”, afirma a autora.

Para se adaptar a um estilo de vida saudável, explica Paola, é fundamental descobrir o exercício que tenha mais a ver com você. “Pode ser a corrida, a musculação, até uma luta. Tem de ser algo de que gosta, que pode seguir fazendo três vezes por semana pelo resto da vida”, destaca ela, que enfoca em seu livro de corrida e musculação a treinamentos na moda. E ela lembra que nem todo exercício é bom para todo mundo.

“Na mídia, uma famosa aparece fazendo um exercício X, e todo mundo começa a fazer. Mas às vezes você não gosta, acha um saco, e no final não vai durar naquele exercício”.

Outro ponto essencial na mudança é a associação de exercícios físicos e dieta. “Não dá para ter um bom resultado só mudando alimentação, sem exercícios, ou só fazer atividades físicas sem mudar o cardápio. Qualquer atividade tem de conectar esses dois lados”, aponta a educadora.

O desconhecimento, comenta Paola, faz surgir mitos como o de que aeróbica em jejum emagrece mais rápido. “Não critito totalmente, mas é preciso estar muito bem treinado para isso. Para os não treinados, pode colocar a saúde em risco e nem se ter um resultado promissor”, esclarece.

Outro erro comum, ela aponta, é não variar o treino. “Se você faz o mesmo exercício o ano todo, cinco vezes por semana, o organismo se adapta e se acomoda. Quem corre deve fazer sprint num dia, contínuo no outro, em outro altera a marcha. Mas tudo tem de ser bem orientado”, exemplifica.

O objetivo, ela conclui, é permanecer numa rotina benéfica à boa forma e à saúde. “Não adianta treinar por três meses e parar. Você será sempre iniciante, e não avançado, naquela modalidade. É preciso pensar num exercício que você goste para a vida toda”.


PERFIL

Paola Machado

É editora  do site de saúde e fitness Kilorias (no endereço http://kilorias.band.uol.com. br), que reúne artigos, notícias e dicas de alimentação saudável e exercícios. Adepta de atividades físicas desde a adolescência, é educadora física formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também cursou mestrado em Fisiologia do Exercício. Nas redes sociais, ela soma mais de 300 mil seguidores.

Publicidade
Publicidade