Publicidade
Entretenimento
Vida

Livro "Ginástica Cerebral", que será lançado nessa sexta, promete ajudar a evitar famosos "brancos"

Obra traz exercícios baseados em estudos da Universidade da Califórnia para melhorar a memória, raciocínio e criatividade 07/01/2015 às 10:48
Show 1
A publicação ilustrada apresenta 32 exercícios diferentes para ajudar o cérebro a funcionar melhor
Natália Caplan Manaus(AM)

Quem nunca virou a madrugada estudando e sofreu com “aquele branco” na hora de fazer a prova? Ou está em um curso de idiomas há anos, mas tem dificuldade de assimilar as aulas e colocá-las em prática? Estes são alguns dos males enfrentados pela maioria das pessoas e que o livro “Ginástica Cerebral” promete ajudar a evitar. Ele será lançado em Manaus nesta sexta-feira (9), com oficina prática gratuita.

Escrita pelos americanos Paul e Gail E. Dennison, em parceria com Carlos Maurício Prado, a publicação ilustrada apresenta 32 exercícios diferentes para ajudar o cérebro a funcionar melhor. “Quando você quer lembrar, mas não consegue, significa que os hemisférios direito e esquerdo estão trabalhando desencontrados. Quando você trabalha os dois lados ao mesmo tempo, o cérebro funciona melhor”, disse o brasileiro.

Segundo o engenheiro químico, cada atividade tem duração de apenas um minuto e serve para pontos específicos do cérebro. O resultado? Maior rendimento, melhor poder de concentração, mais criatividade, facilidade de aprendizagem e menos lapsos de memória. “O cérebro tem vários ‘compartimentos’ e, portanto, desenvolvemos exercícios específicos para cada um deles”, ressalta.

Nas 64 páginas do livro, os leitores aprenderão a trabalhar os medos, a enfrentar a depressão e o estresse, interpretar textos e números, não trocar letras e palavras, e até ter mais disposição física. “O objetivo desses exercícios é você ter um rendimento maior do cérebro. Trabalhar a clareza mental, desenvolver percepção espacial, entre outros.  Tem até para quem é preguiçoso e deixa tudo para amanhã”, afirmou aos risos. 

Simples assim

De acordo com Prado, o primeiro passo para cuidar bem do cérebro é simples, porém, ainda negligenciado por muitas pessoas: beber muita água. “Levantar da cama, todo mundo levanta. Mas acordar é outra história. Antes de sair de casa é preciso fazer o que chamamos de aquecimento cerebral. São sete passos de um minuto cada para a pessoa ativar os dois lados do cérebro e o dia render mais. O primeiro é: comece o dia bebendo água”, explica.

O especialista exemplificou que, assim como um veículo necessita de combustível, o líquido é essencial para “ativar” o órgão que coordena todo o corpo humano. “Quando conversamos, usamos palavras para nos comunicar. Neurônios enviam sinais elétricos e a água conduz eletricidade. Assim como um carro não anda sem gasolina, o cérebro não funciona sem água. Muita gente, hoje em dia, não bebe água”, alertou.

Ainda segundo um dos autores de “Ginástica Cerebral”, que foi escrito após cerca de 20 anos de pesquisas na Universidade da Califórnia — em inglês: University of California (UC) —, tais exercícios ajudam na prevenção de doenças, como o Mal de Alzheimer. “A pessoa não pode esperar ficar ‘gagá’ para ir atrás e se cuidar. É possível envelhecer bem, manter a mente lúcida independentemente da idade”, enfatizou.

Turnê nacional

Carlos Maurício Prado já passou por diferentes as capitais do Brasil — Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Belém (PA), Recife (PE) — para apresentar o livro e ensinar os exercícios a estudantes, empresários, professores, “concurseiros”, donas de casa, entre outros. “Não tem idade. É algo que desperta o interesse de todos que querem um envelhecimento tranquilo e saudável”, informou.


SAIBA MAIS
O livro “Ginástica Cerebral” apresenta exercícios para ativação simultânea dos dois hemisférios direito (emocional) e esquerdo (racional). A técnica, baseada no princípio de que o movimento estimula o cérebro a funcionar melhor, é utilizada para melhorar a capacidade de aprendizado, memória, e manter a mente em forma. Consiste em atividades e movimentos simples que permitem ativar partes do cérebro antes não utilizadas. Dessa forma é possível aumentar a concentração e a criatividade, ler e redigir melhor, além de estimular a capacidade de raciocínio. Autores: Paul e Gail E. Dennison, Carlos Maurício Prado; Editora: Século XXI; Valor: R$ 40; Páginas: 64.


SERVIÇO
O quê: Lançamento do livro “Ginástica Cerebral” e palestras
Quando: Sexta-feira (9/1), às 15h e 18h
Onde: Auditório do Hotel Plaza, na avenida Getúlio Vargas, 215, Centro.
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (92) 98424-1476


Publicidade
Publicidade