Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
LITERATURA

Livro manauara sobre folclore reúne artistas de diversos países

Obra 'Mitos, Medos e Mistérios', de Eunuquis Aguiar, será lançada nesta sexta (21), a partir das 19h, na Galeria do Largo, no Centro



2w2_C193E3EE-70F2-4006-A4B2-AC90ACCA73BD.JPG Foto: Divulgação
20/02/2020 às 15:31

A junção de diferentes tipos de traços e culturas resultou na obra “Mitos, Medos e Mistérios”, prevista para ser lançada nesta sexta (21), na Galeria do Largo, no Centro Histórico de Manaus. A obra de autoria do quadrinista Eunuquis Aguiar e co-autoria da designer Caroline Oliveira e dos ilustradores Viviane Bandeira e Luiz Andrade, reúne 32 artistas de diversas regiões do Brasil e de países como Colômbia, Marrocos, Romênia.

Quadrinista profissional há dez anos e criador de personagens como “Caboquinho Reflexo” – que chegou a ser exposto na Comic Con Experience (CCXP) de 2017, em São Paulo –, Aguiar comenta que a ideia para a obra surgiu em meados de 2016. “Queria reunir vários artistas a níveis regional, nacional e internacional. Então comecei a enviar convites para os que conhecia. Recebi alguns ‘foras’, mas, ao mesmo tempo, muitos toparam”, detalha.



O processo de escolha dos convidados – entre designers, caricaturistas e artistas plásticos – foi baseado nos diferentes tipos de traços e localidades. Intitulada primeiramente como “Lendas”, a obra de 78 páginas busca exaltar diferentes visões de mundo e interpretações de artistas sobre o folclore de suas regiões. O material foi organizado, catalogado e depois teve seus textos traduzidos para o inglês e revisados por um historiador.

Dentre as lendas locais, é possível encontrar histórias sobre Curupira – ente fantástico das matas, descrito como um anão de cabelos vermelhos e pés ao inverso – e Mapinguari – gigante lendário, com um olho na testa e a boca no umbigo.

Após reunir uma lista de ilustradores, o autor de “Mitos, Medos e Mistérios” buscou financiamento para dar início à produção. Foi somente em 2018 que conseguiu ter o projeto aprovado no Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Com um resumo de diversas lendas, pela ótica de cada artista, o livro pretende ser um rico catálogo com diversidade e qualidade. Sob o valor de R$ 30, a obra estará à venda na data do lançamento. No local, vários dos ilustradores estarão realizando sessão de autógrafos, como o caso do cartunista Romahs Mascarenhas, que há nove anos trabalha como roteirista dos Estúdios Maurício de Sousa, criando historinhas para a Turma da Mônica. Os artistas participantes do projeto podem ser conferidos pela página da obra no Instagram (@mitosmedose).

Arte & Romance

Além de conseguir produzir a obra, Aguiar conquistou o amor. Uma das convidadas para “Mitos, Medos e Mistério”, a cartunista marroquina Malika Dahil Aguiar, virou sua esposa. “É muito bom quando lembro como tudo começou. Isso porque, quando enviei os convites aos artistas, conheci uma moça de Marrocos. Hoje estamos casados e temos uma filha de um ano e cinco meses. Ela mora atualmente no Brasil e também estará presente no dia do evento”, salienta.

Com o estúdio, o casal criou “Khalil”, o primeiro gibi nacional que fala sobre o Islam. Descendente de árabes, o menino é muçulmano e segue o que sua religião professa. Como nem todos entendem o que é o Islam, há quem o ofenda, mas ele sempre encontra um jeito de mostrar que o preconceito religioso não tem espaço num país plural como o Brasil.

A obra contou com o apoio da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil  (FAMBRAS) e o talento do casal Aguiar e do roteirista Romahs Mascarenhas.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.