Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
TRANSATLÂNTICOS NO BRASIL

Livro reúne acervo histórico de grandes embarcações que passaram pelo Brasil

Obra traz mais de quatrocentas imagens que reconstituem cem anos de navegação marítima no País



zBV0125-001F.JPG
Divulgação
25/01/2017 às 05:00

Desde a chegada das primeiras companhias de navegação na metade do Século 19, o Brasil se tornou um importante destino das grandes embarcações ao longo de um século. Foi partindo desse ponto que a escritora Ana Luisa Martins e o jornalista chileno Carlos Conejo lançaram em dezembro o livro Transatlânticos no Brasil. 

A obra conta com mais de quatrocentas imagens que reconstituem mais de cem anos de navegação marítima no país. São fotografias, mapas, cartazes publicitários, além de artigos de memorabilia, como cartões-postais, bandeiras e etiquetas de bagagem que ilustram desde a instalação da primeira linha regular entre a Europa e o Brasil, aberta pela companhia inglesa Mala Real Inglesa, em 1851, até o declínio do transporte marítimo de passageiros no final da década de 1960, com a popularização da aviação comercial.

Para Carlos Conejo, reunir todo o material histórico foi um trabalho exaustivo. Ele conta que levou cerca de dois anos de pesquisa até o resultado final. “Fui chamado de última hora para o projeto. Acho muito legal esse trabalho pela importância do Brasil para os meios marítimos. Foram anos de pesquisas cansativas atrás de diversos registros da época.”

O livro é o primeiro a abordar exclusivamente as grandes linhas européias e norte-americanas de transporte de passageiros para o Brasil. A obra conta também com o levantamento detalhado de todas as companhias marítimas que aportaram no Brasil, além de listas com nomes de passageiros, local de origem, bilhetes e outros registros específicos feitos pelos capitães.

De acordo com o jornalista, resgatar a história desses transatlânticos ajudam a pintar também a história social e cultural do Brasil. “É muito importante fazer esse resgate, por dentre várias outras coisas, conseguir contar a história por meio da chegada dos imigrantes no País. Muitas dessas embarcações vinham lotadas de italianos, portugueses e outras nacionalidades”, explica o autor.

Desfiles no mar
Parece difícil imaginar uma época onde apenas os navios podiam transportar as pessoas de um continente a outro. Mais difícil que isso era encarar a concorrência, cada vez mais ampla. Por conta dessa exclusividade como meio de locomoção, as empresas marítimas eram responsáveis por verdadeiros desfiles mar adentro, tudo para impressionar e atrair o maior número de passageiros possível. “Aqueles imponentes navios transatlânticos eram os soberanos dos mares, concorrendo entre si em tamanho, charme e velocidade”, conta o autor ainda no prefácio.

Como forma de divulgação, as empresas náuticas apostavam em cartazes com ilustrações características de cada época, convidando a viagem nos confortáveis navios de linhas e cruzeiros. A difusão das frotas também era feita por meio de cartões-postais, distribuídos a bordo para a correspondência dos passageiros, que dessa forma, divulgavam os prazeres da viagem para os quatro cantos do mundo.

Transatlânticos em Manaus
A história desses transatlânticos se cruza com a capital amazonense em vários momentos. “O Rio Amazonas é o segundo mais extenso do mundo e praticamente desde sua foz ele é navegável. Poucos rios têm a profundidade que ele tem, o que permitia a passagem de transatlânticos. Então devido a facilidade de navegação, o porto de Manaus acabou ficando muito popular na época”, explica Carlos.
Outro fator determinante para a popularidade da cidade como ponto de parada no roteiro das embarcações era devido à fama de “Paris dos Trópicos”, que a capital possuía. “Muitos turistas na época da Belle Époque, vinham à  Manaus somente para conhece-la. Manaus  tinha todo um glamou gerado pelo status de cidade européia e por muito tempo houveram linhas diretas para a Europa saindo da cidade.”

Serviço:

O quê: Livro Transatlânticos no Brasil

Editora: Capivara

Páginas: 348

Valor: R$ 85,00

Onde comprar: goo.gl/Qe4JJg

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.