Publicidade
Entretenimento
NOVA OBRA

Livro traz imagens e depoimentos de várias etapas da carreira de Cecy Procópio

A obra de 130 páginas consiste em um compilado de alguns dos principais trabalhos e clientes da hair stylist, com registros de “antes” e “depois” e alguns depoimentos 04/07/2017 às 08:48
Show estilista
Cecy lança o livro “Pessoas” nesta quarta-feira (5), a partir das 19h, na Livraria Saraiva do Manauara Shopping (Foto: Euzivaldo Queiroz/ACrítica)
Gabriel Machado Manaus

Mais que cor, volume ou corte ao cabelo, a artista plástica e hair stylist Cecy Procópio, 59, ficou conhecida em Manaus por dar às suas clientes algo que vai muito além da estética: uma identidade. Fugindo da “beleza padronizada” e pautando seus trabalhos no impacto que um corte de cabelo pode ter na maneira como as pessoas se enxergam, Cecy lança o livro “Pessoas” nesta quarta-feira (5), a partir das 19h, na Livraria Saraiva do Manauara Shopping (Av. Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis).

A obra de 130 páginas consiste em um compilado de alguns dos principais trabalhos e clientes da hair stylist, com registros de “antes” e “depois” e alguns depoimentos das mulheres que tiveram sorte de passar pelas mãos da artista. “As imagens retratam, de uma maneira simples, o quanto vale a pena, em algum momento da vida, trocarmos a moldura do nosso quadro [rosto] e buscarmos um novo corte e cor”, disse Cecy.

“Pessoas” celebra os quase 35 anos desde que a hair stylist voltou de uma temporada em Londres, onde estudou durante seis meses na prestigiada Vidal Sasson Academy. Foi durante essa experiência que Cecy deixou um pouco de lado as tendências de cortes e estilos e passou a trabalhar com base na relação que construía com suas clientes. “A escola [Vidal Sasson] sempre brigou para que as pessoas tivessem a sua identidade”, frisou a artista.

A ideia para o livro passou a ser materializada nos anos 1990, quando a hair stylist começou a fotografar as pessoas que tinham a coragem de mudar e buscar uma nova identidade. “Através da lente, percebi o quanto conseguia ver o que era invisível”, explicou Cecy. Manaus é a terceira cidade do Brasil que recebe o lançamento de “Pessoas”. Nos meses de março e abril deste ano, a artista apresentou o compilado da carreira no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente nas livrarias Argumento e Cultura.

Meio século de carreira
Apesar de apontar a ida a Londres como grande precursor da carreira, Cecy Procópio teve o seu primeiro contato com o universo da beleza aos 9 anos de idade, quando ajudava as irmãs no salão da família. Mesmo com uma carreira invejável, hoje, aos 59, ela continua insaciável na busca por conhecimento. Quase sempre, a hair stylist participa de cursos, feiras e viagens para se manter referência na capital amazonense.

“Muitas coisas mudaram ao longo desses 50 anos. A tecnologia surgiu como uma aliada e, atualmente, trabalha-se muito com a ‘beleza padronizada’. No meu tempo, existiam as tendências, mas trabalhávamos com elas em cima de cada pessoa e não de uma maneira moldada. As pessoas têm que se dar o direito de se ver de outra forma, mesmo que seja temporário”, ressaltou a artista.

Para Cecy, a moda era ter estilo e poder transitar em todos os lugares, independente de pertencer a uma determinada tribo ou não. “Hoje em dia, [a moda] ficou padronizada e perdeu o sentido. Tanto que as pessoas que fogem desses moldes acabam sofrendo preconceito por não estarem dentro do ‘padrão’. A moda é ter estilo e usar o que se sente bem, mas também é fugir desses parâmetros impostos pela sociedade”, encerrou a hair stylist.

Serviço

O quê: lançamento do livro “Pessoas”, de Cecy Procópio

Quando: quarta-feira (5)

Hora:  19h

Onde: Livraria Saraiva do Manauara Shopping - Av. Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis

Publicidade
Publicidade