Livros infantis estimulam cérebro das crianças e outros benefícios
Segundo estudo divulgado pela fundação Itaú Social e pelo Datafolha, 96% dos adultos que foram ouvidos acham importante incentivar crianças de até 5 anos a ler, mas apenas 37% têm esse hábito

A leitura é um passe livre para mundos imaginários e, quando incentivada ainda na infância, estimula o cérebro e acelera o aprendizado escolar – é o que afirma o neurologista amazonense Pedro Costa Neto. “Desenvolver a leitura ajuda a criança a assimilar as emoções que são passadas pelos contos desde cedo”, disse.
Mesmo com todos esses benefícios, o contato precoce com os livros ainda é um privilégio de parcela reduzida da população. Segundo estudo divulgado pela fundação Itaú Social e pelo Datafolha, 96% dos adultos que foram ouvidos acham importante incentivar crianças de até 5 anos a ler, mas apenas 37% têm esse hábito.
Para a escritora infantojuvenil Ana Peixoto, ler por obrigação não dá certo. “É preciso fazer com que as crianças tenham interesse em pegar nos livros. Mesmo com a leitura digital, poder folhear uma obra ainda é uma grande aventura”, declarou.
APROXIMAÇÃO
Nos diversos eventos literários de que participa, Ana Peixoto adota a didática do “brincar de ler” para facilitar o contato inicial dos pequenos com a literatura. “Através de uma leitura lúdica, é possível despertar o compromisso das crianças com a descoberta das palavras”.
(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).