Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Cinema

Longa-metragem com bruxas de época é filmado no Amazonas

Produção do Dream House Pictures gira em torno do desaparecimento de uma jovem na floresta fictícia de Soror



Ge_sa_interpretando_Anastacia_4B7ADD5B-3059-427A-B994-BCEE98494207.jpg Além de preparar o elenco, Geísa Fröhlich também interpreta Anastacia Monteiro (Foto: Divulgação)
14/10/2020 às 14:52

Uma trama de época envolvendo bruxas. É essa a proposta de “Soror”, o primeiro longa-metragem da diretora amazonense Deborah Haven, idealizadora do grupo de filmes independentes Dream House Pictures. A história se passa em 1946, em torno de uma misteriosa investigação na cidade fictícia que dá nome ao filme. Com locações em Manaus, as gravações do projeto iniciaram em setembro e seguem até novembro.

Cineasta há nove anos, Deborah já contabiliza 22 curtas-metragens em seu portfólio. “Soror” iniciou com a mesma proposta, mas, após diversas alterações, o enredo tomou novos rumos. “A ideia surgiu em 2016. O coletivo de cinema havia lançado seu primeiro curta ‘A Carta’ e, em seguida, nós nos juntamos para escrever uma história sobre bruxas. De início, seria um curta, mas depois de tantas mudanças e tantas versões, decidimos fazer o longa”, especifica.



O ponto de partida da história se dá após o encontro de restos mortais nos arredores da floresta de Soror, que, segundo a Polícia, podem ter ligação com o desaparecimento de Serena Caires, uma professora desaparecida há um ano, interpretada pela própria Deborah. No decorrer da história, são descobertas as possíveis motivações que levam ao desfecho da investigação.

A cineasta afirma que, dentre todos os projetos de sua carreira, esse é o mais complexo e, consequentemente, o que possui o orçamento mais alto. “Isso tudo devido a necessidade de conseguir muitos figurinos, locações, arcar com diversos gastos de produção, como transporte, alimentação, hospedagem. É totalmente independente e estamos investindo muito pesado em cima dele”, pontua.

Desafios

Atraída por todo o misticismo do enredo, a atriz e jornalista Geísa Fröhlich  é a preparadora de elenco do filme – também marcado como o primeiro longa-metragem de sua trajetória – e compõe a equipe de atores. De acordo com ela – que interpreta Anastacia Monteiro, uma agente especial da Polícia Nacional –, o envolvimento com a proposta ocorreu desde o início.

“O que me atraiu no roteiro foi toda essa simbologia que guarda a história de Soror, assim como as relações humanas, que são complexas e muito bem representadas nesse roteiro. Também por a história ser de época”, aborda.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a produção do longa envolveu novos desafios. A preparação ocorreu por meio do espaço virtual, com encontros semanais com todo o elenco. Os ensaios e leituras iniciais também foram realizados pela internet e, mesmo assim, conseguiram ser bastante potentes, segundo a preparadora. “Teve trabalho de corpo, voz e o desenvolvimento da ‘psicologia das personagens’, um método que desenvolvi para trabalhar o que não existe na cena, mas poderia existir. Assim os atores sentem, pensam como seus personagens. Isso enriquece e alimenta o ator para, na hora do ‘gravando’, as emoções estarem ali, presentes”, destaca.

Além da pré-produção diferenciada, as gravações sofreram alterações. As cenas foram reorganizadas para terem o mínimo de equipe possível, comportando, em sua maioria, apenas dois ou três atores. Geísa fala que tudo que envolve esse roteiro tem sido bastante desafiador, especialmente a coragem da equipe. “Eles superam todos os limites sempre, para continuar fazendo cinema no Brasil, no Amazonas. É por isso que atravessei o país para estar com eles. Acredito na potência da união dos artistas. A pandemia mostrou essa força. Continuamos aqui, resistindo para emocionar e levar arte para as pessoas”, ressalta.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.