Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Vida

Lugar Uma de Artes oferece oficinas de improvisação performática

Ministradas pelo artista Francisco Rider, oficinas têm como foco a investigação da improvisação como arte perfomática e acontecem nos dias 08,09, 15 e 16 de maio



1.jpg Francisco Rider na estreia de sua performance Reservoir, na I Mostra Manaus de Artes Visuais
07/05/2015 às 18:19

Depois da residência Jovens Criadores do Amazonas, contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2013 e coordenado por Damares D'Arc, e das oficinas de criação ministradas pelo artista paraense Joffre Santos, no projeto Ateliê de Criação, da Contém Dança, o espaço Lugar Uma de Artes abre novamente as portas para mais um momento de investigação artística.

“Improvisação performática: investigação e prática” é a nova oficina oferecida e mediada pelo artista Francisco Rider, realizada nos dias 08, 09, 15 e 16 de maio, no Lugar Uma de Artes, localizado na rua Joaquim Nabuco, 1436, no Centro.

A atividade, que faz parte do Projeto Cênica Corporal Uma, é uma contrapartida do Prêmio I Mostra Manaus de Artes Visuais da Fundação Manauscult, e acontecerá em dois turnos, matutino e vespertino.

Segundo o Francisco Rider, a oficina tem como público alvo artistas de todas as vertentes artísticas e a comunidade em geral, com ou sem experiência em artes cênicas, sendo maiores de 18 anos.

O diferencial é que quem não tiver tempo para fazer todos os dias, poderá se inscrever e comparecer quando tiver disponibilidade. “É uma espécie de laboratório, um conjunto de oficinas e não só um bloco, para ser mais flexível para todo mundo. Quem quiser participar, mesmo sem tempo, pode fazer mesmo assim”, explica o artista.

Esta investigação será feita através da prática e da discussão sobre o procedimento artístico contemporâneo e tem interesse em entender a improvisação como trabalho performático. “Pensar no corpo performático através de métodos, procedimentos e tarefas que façam com que o intérprete tenha uma partitura corporal mental”, conta Rider, “é preciso entender que não é visando um produto, um trabalho fechado, mas sim de compreender a improvisação para apresentação de uma partitura, como arte performática”.

Rider já teve suas criações premiadas pela Funarte, Proarte SEC, Fundação Manauscult e I Mostra Manaus de Artes Visuais, e trabalha com improvisação há mais de dez anos, investigando o corpo cênico, através da Improvisação e dos Estudos Somáticos.

Serviço

O quê: Oficinas de Improvisação Performática

Quando: 08, 09, 15 e 16 de maio, de 09h às 12h e 13h às 16h

Onde: Lugar Uma de Artes - Joaquim Nabuco, 1436

Quanto: Gratuito

Inscrições: mensagem no inbox do facebook de Francisco Rider da Silva


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.