Publicidade
Entretenimento
NO PALCO

Grupo LUME Teatro realiza circulação de 'Café com Queijo' no Amazonas

Além das apresentações do espetáculo, grupo realiza em Manaus o curso 'Diálogos de Produção' (trocas e diálogos sobre produção cultural) e o 'Trueque' 07/05/2018 às 17:18
Show sem t tulo
acritica.com Manaus (AM)

Em maio o grupo LUME Teatro, natural de Campinas-SP, aterrissa na cidade de Manaus-AM para a primeira fase do projeto “Café com Queijo: Brasis em um só Brasil”, uma grande circulação pelos estados do Amazonas e Pará. O projeto marca o início das comemorações de 20 anos do espetáculo “Café com Queijo”, que estreou em 1999.  

Além das apresentações do espetáculo (dias 17 e 18 de maio) o grupo realiza em Manaus o curso “Diálogos de Produção” (trocas e diálogos sobre produção cultural) e o “Trueque” (encontro cultural festivo que será realizado em todas as comunidades visitadas). Logo após Manaus, o grupo segue para outras cidades do Amazonas: Maués (apresentações dias 22 e 23/05), Tabatinga (26 e 27/05), Coari (01 e 02/06), e São Gabriel da Cachoeira (08 e 09/06). Em Julho, o grupo segue para o estado do Pará, onde circula pelas cidades de Oriximiná e Óbidos. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.

“Café com Queijo”

Criado pelos atores Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, do LUME, o espetáculo teatral “Café com Queijo” traz o público para o aconchego de uma colcha de retalhos, onde se fala um pouco de tudo: de curas para males de saúde e do coração, da arte da conquista, de comida, festa, trabalho e solidão. Neste espetáculo delicado, tudo tem cheiro e sabor, e não apenas de café com queijo ralado - bebida típica oferecida aos atores no interior de Tocantins. Os “personagens” recriados no espetáculo foram inspirados nos próprios moradores das regiões visitadas pelos atores, como Seu Teotônio, Dona Maria, Dona Maroquinha e Seu Mata-Onça.

O espetáculo foi criado em 1999 e já se apresentou em diversas cidades do Brasil, tendo participado dos principais festivais nacionais de teatro e nas cidades de Lisboa, Évora e Santo André, em Portugal. Em 2018, a circulação pela Amazônia terá um sabor especial, pois o espetáculo irá passar por algumas das áreas onde foi feita a pesquisa de campo.    

Sobre o curso Diálogos de Produção

O encontro “Diálogos de Produção” promove a troca de experiências entre produtores de grupos locais, equipe LUME e jovens artistas que buscam se estruturar, além da reflexão sobre diferentes formatos de produção no Brasil. Ao partilhar a experiência de produção de 33 anos do LUME Teatro e de 15 anos de produção do Feverestival – Festival internacional de Teatro de Campinas, a coordenadora de produção do LUME Teatro, Cynthia Margareth, irá pensar conjuntamente e refletir sobre diferentes ferramentas de sustentabilidade para a produção cultural local.

Sobre os Trueques

Os Trueques são encontros festivos realizados de forma simples, não como apresentações artísticas formais. São caracterizados por momentos de convívio, um grande quintal aberto em festa que envolve a troca de saberes em que cada um compartilha seu próprio patrimônio cultural, seja canção, comida, dança, história ou depoimento de vida. A arte ocupando o espaço da vida sorrateira, sem precisar de aparatos a não ser o desejo da troca, da partilha. O Trueque envolve as comunidades locais, diversas linguagens artísticas, e pessoas comuns com diferentes habilidades, para criar uma troca real entre os participantes.

Sobre o projeto “Café com Queijo: Brasis em um só Brasil”

Em 1997 os atores do Lume partiram em uma viagem rumo ao interior do Brasil, desbravando comunidades indígenas, ribeirinhas e pequenas cidades, via transportes aéreos, terrestres e fluviais, em diversos estados brasileiros. Do encontro com pessoas e costumes locais surgiu "Café com Queijo", que em março de 2019 completará 20 anos de trajetória e que já fez centenas de apresentações no Brasil e em Portugal. Ao longo destas duas décadas, os atores do LUME Teatro acalentaram o sonho de voltar às regiões onde nasceu a pesquisa.  

Assim, nesta circulação em 2018, o grupo finalmente volta às regiões que serviram como base para a criação do espetáculo, compartilhando o fruto que nasceu ali e promovendo um reencontro e uma troca humana e artística inédita entre atores, comunidades, produtores locais, seus “personagens reais” e familiares.

LUME Teatro

O LUME Teatro (Prêmio Shell 2013) é um núcleo de pesquisa da arte do ator formado por sete atores-criadores que possui repertório diversificado de teatro físico, espetáculos em grupo, solos, e intervenções de grande dimensão ao ar livre com a participação da comunidade. Toda essa extensa variedade de trabalho mantém sua coesão através da marcante e vigorosa metodologia de treinamento desenvolvida pelos atores. Em 2015 o grupo completou 30 anos de continuidade dos trabalhos com o mesmo núcleo de pesquisadores e mais de duas décadas em sua sede fixa localizada em Barão Geraldo, distrito de Campinas-SP. Ao longo destes 33 anos, tornou-se conhecido em 27 países, tendo atravessado quatro continentes, desenvolvendo parcerias especiais com mestres da cena artística nacional e internacional. O grupo possui atualmente 12 espetáculos em cartaz e difunde sua arte por meio de oficinas, demonstrações técnicas, intercâmbios de trabalho, trocas culturais, assessorias, reflexões teóricas e projetos itinerantes, que celebram o teatro como a arte do encontro. O LUME é um núcleo de pesquisa da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas.

SERVIÇO:

Manaus-AM:
“Café com Queijo”
Dias
17 e 18/05
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Usina Chaminé

“Trueque” (troca cultural)
Dia
18/05
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Usina Chaminé

Publicidade
Publicidade