Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Vida

Luminárias são tendências em projetos de iluminação

De acordo com especialistas, as maiores tendências do momento são as luminárias pendentes, as arandelas, os embutidos, além dos plafons



1.jpg As maiores tendências do momento são os pendentes, as arandelas, os embutidos, plafons
09/05/2015 às 18:49

Quem está procurando uma forma de melhorar o visual de algum ambiente, provavelmente já considerou investir um pouquinho mais em uma boa iluminação. Isto porque um bom projeto é capaz de valorizar detalhes, além de criar efeitos interessantes em qualquer decoração.

Para arquiteta do Lindenberg Arquitetos Ltda, Manuela Lindenberg, o projeto de iluminação reforça a integração de todo o espaço. “Uma vez integrada ao mobiliário e a arquitetura, ele destaca os materiais e elementos estruturais”, explica.

A especialista em projetos de iluminação Tatiana Oliveira, do Oliveira e Montani Arquitetura, também concorda e fala das vantagens sensoriais. “A iluminação é capaz de criar diferentes atmosferas e transmitir diversas sensações como aconchego, bem-estar, motivação. Ao profissional cabe fazer uma leitura da necessidade de cada ambiente”, diz Tatiana.

E o que cumpre um papel importante nesses projetos e vem ganhando cada vez mais espaço são as luminárias, que contribuem na distribuição eficiente da luz. Segundo Manauela, as maiores tendências do momento são as luminárias pendentes, as arandelas, os embutidos, além dos plafons. Ela também afirma que antes de escolher o equipamento e o tipo, é preciso considerar as características físicas dos ambientes, como a luz natural e as funções que são desempenhadas no local estudado, por exemplo.

Para Tatiana, cada lugar tem sua especificidade a ser considerada. Ambientes de produtividade, como cozinhas, escritórios, lavanderias, precisam ter boas condições de visibilidade e controle de ofuscamento. Já os ambientes como sala de jantar, estar, dormitórios é que permite uma luz mais trabalhada, com efeitos especiais, destaques, valorização de texturas e superfícies.

A especialista também acredita que escolher a luminária ideal condiz com o efeito que se pretende alcançar, além de ser necessário analisar se este é o equipamento adequado. “A ordem correta a ser seguida é o que iluminar, como iluminar e por último, com o que iluminar. Os efeitos de iluminação não estão restritos às luminárias, podendo ser atingidos por outros inúmeros recursos, como sanca invertida, nicho de luz, wallwasher”, comenta.

Procura e tendência

O funcionário André Oliveira, da Art Lustres, diz que a maioria dos clientes são casais, estimando que eles sejam mais de 80% do total das pessoas que procuram os serviços da loja. “É muito mais comum. Eles acabam de receber o apartamento e vêm aqui atrás das luminárias”, conta.

Segundo André, a procura maior é pelos plafons, que são as luminárias rentes ao teto e são consideradas as de aparência mais moderna pelos clientes. Além dessas, as que mais saem são os pendentes e os lustres de cristais.

Tatiana diz que mesmo assim, as luminárias usadas em maior quantidade nos projetos ainda são os spots, devido sua discrição e flexibilidade de efeitos de luz.

Qual lâmpada?

Tudo isto à parte, ainda é preciso escolher entre os tipos de lâmpada, levando em consideração onde serão inseridas. Manuela explica que entre as quatro opções: incandescentes, halógenas, fluorescentes e LED, este último tipo está entre as mais pedidas, além de ser a mais vantajosa. “LED se pagam ao longo de sua vida útil, já que as mesmas não possuirão gastos com trocas de lâmpadas ou de reatores. Outra vantagem é a sua vida útil, que varia desde 25.000h a 50.000h, que é mais do que a vida útil de uma lâmpada fluorescente, variando entre 8.000h a 15.000h. A perda de luz do LED nesse período é mínima. E a emissão de raios UV é nula”, diz.

Serviço

Lindenberg Arquitetos Ltda

Onde: Av. da Lua, 134 Ed. Morada Office Sala 205- Aleixo

Info: (92) 3213-4218

Oliveira e Montani Arquitetura

Onde: Av. João Valério, Ajuricaba Center, Sala 201, altos da Md Revestimentos

Info: (92) 99389-5125

Art Lustres

Onde Av. Djalma Batista, 1005 - São Geraldo

Info: (92)3236-0070

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.