Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Vida

Lygia Fagundes Telles se torna a primeira brasileira indicada para o Nobel de Literatura

Nunca um escritor ou escritora brasileira recebeu a premiação cedida pela Academia Sueca. Lygia já recebeu vários prêmios, entre eles o Jabuti



1.jpg A indicação da paulistana de 92 anos à Academia Sueca aconteceu por unanimidade
04/02/2016 às 11:32

A escritora Lygia Fagundes Telles foi indicada nesta quarta-feira (3) pela União Brasileira de Escritores (UBE) para a concorrer ao prêmio Nobel de Literatura 2016.

Segundo a UBE, a indicação da paulistana de 92 anos à Academia Sueca aconteceu por unanimidade. "Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável", informou Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, em comunicado.



O anúncio do vencedor Nobel de Literatura deve acontecer em outubro deste ano em cerimônia em Estocolmo, na Suécia. Anualmente, a Academia Sueca envia centenas de cartas a pessoas e instituições qualificadas de todo o mundo para indicarem seus candidatos. Nunca um escritor ou escritora brasileira recebeu o Nobel de Literatura.

Lygia já recebeu vários prêmios, incluindo o Camões (2005) e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Ela tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações para o cinema, teatro e TV.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.