Macarronada da mamma: receita de família alegra almoço festivo
Mais que um alimento nutritivo, o prato é um símbolo de afeto. “A macarronada remete à família, amigos e, principalmente, amor de mãe”, explica a ginecologista Simone Demasi Quadros. Ela é da terceira geração da família e faz questão de ensinar a receita para os herdeiros

No lugar principal da mesa do almoço de Dia das Mães da família Demasi está à macarronada da Mamma. A famosa tradição da família italiana não foi esquecida pelas gerações ítalo-brasileiras. Ao contrário, o sabor e a história do prato se mantêm vivos.
A macarronada da mamma chegou ao Amazonas junto com o casamento do alfaiate Domenico Domingos, um imigrante que viu oportunidade de trabalho no Brasil, e Maria Ângela, filha de italianos. O casal ficou conhecido por preparar a macarronada todas as quintas e domingos, sendo quinta para a família e domingo para os amigos mais próximos, como seu Umberto Calderaro.
Mão na massa
Mais que um alimento nutritivo, o prato é um símbolo de afeto. “A macarronada remete à família, amigos e, principalmente, amor de mãe”, explica a ginecologista Simone Demasi Quadros. Ela é da terceira geração da família e faz questão de ensinar a receita para os herdeiros.
“Meus filhos já nasceram sentindo o cheiro, o gosto e isso fica na memória. Depois para querer saber como faz é um passo”. Gustavo, 18, e Bernardo, 15, os filhos, ao ouvirem a mãe falando da ilustre macarronada, disparam elogios e garatem que quem prova gosta.
Não é simples de preparar, segundo Simone, demora cerca de 3 horas para ficar pronta e exige uma dedicação especial de quem faz. Ela recorda, na época da sua avó, Ângela, o preparo era praticamente artesanal porque precisava fazer a massa do macarrão.
“Não tinha para vender o macarrão pronto, minha avó enrolava a massa num arame para ficar com aquele furinho no meio, depois colocava para secar. Ela começava a fazer no sábado para servir no almoço de domingo”, conta. Bem humorada, a médica e mãe dá um aviso às futuras noras: “Vão ter que aprender a fazer e se não gostarem da macarronada nem entram para a família”.
Valor afetivo
A macarronada da mamma está sempre presente nas comemorações, mas também nos dias em que se precisa de um ombro amigo. Simone ao perceber que algum amigo querido está um pouco triste costuma fazer um prato da macarronada para ele. Já ouviu seus amigos dizerem que ficaram mais felizes, mais em paz depois de comer.
“Acredito que o amor que se coloca no preparo da comida é sentido por quem a come. E essa macarronada tem uma história de afeto e tradição familiar. Faz bem à alma”, revela.
Receita
Fetuccini à la Demasi
Preparo
1. Derreta a manteiga no fogo.
2. Misture com o creme de leite e a gema.
3. Atenção! Não deixe ferver.
4. Coloque o macarrão e a salsinha.
Ingredientes
250g de manteiga
1 creme de leite
salsinha à gosto
1 gema
Macarrão fettuccine al dente