Publicidade
Entretenimento
Vida

Made in Amazonas: Segunda edição do Congresso de Design explora o talento regional

Projetos e soluções elaborados com a temática regional por profissionais formados no próprio Estado preencheram os quesitos do evento 11/03/2013 às 09:39
Show 1
O professor Victor Maxuel coordenou a produção da animação de abertura do congresso, um dos destaques da programação
Nelson Brilhante ---

Desde que o mundo é mundo, criação intelectual e o cotidiano, embora convivam no mesmo ambiente e mesmo que o primeiro quase sempre use matéria prima do segundo, poucas vezes “comeram no mesmo prato”. Com a intenção de encurtar distâncias e melhorar a relação entre as duas partes, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (Fucapi) batizou o 2º Congresso de Design do Amazonas, realizado na última semana, com o tema “Design e a valorização da Amazônia”.

Embora no campo da criatividade qualquer limitação ou direcionamento seja contraditório, quem participou do congresso com trabalhos foi, digamos, “orientado” a enfocar temas e oportunidades regionais, como, por exemplo, a realização de jogos da Copa de 2014 em Manaus. E o resultado foi surpreendende, pelo menos para quem visitou ou participou do congresso, onde elementos regionais ganharam novas “caras” e até movimentos, sem perder a essência.

De acordo com o coordenador, professor Alexandre de Oliveira, o objetivo do tema promover reflexões, debates, troca de experiências e mostrar ao mundo que, na Região Norte, é possível pensar numa relação harmoniosa e produtiva entre o design e o crescimento da região.

O encontro foi destinado a acadêmicos e profissionais de Design, Artes, Arquitetura, Administração, Comunicação, Engenharia, Informática, Marketing e demais áreas que visualizam o Design como agregador de valor ao desenvolvimento regional.

Foram apresentadas mostras de animações, workshops, grupos de trabalho e exposição de trabalhos, tanto por alunos quanto por profissionais em design, além de palestras.

Os artistas da criação tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos, primeiro com uma apresentação oral e, depois, exibindo a um corpo de jurados composto por especialistas no assunto e, também, por quem pretende ser: os alunos.

Criatividade regional

Em publicidade, o designer transforma uma ideia em algo visual que se comunica por meio da imagem e da tipografia. No campo social, o designer analisa as técnicas e ferramentas usadas por artesãos, por exemplo, e otimiza essa produção sem que a essência regional seja perdida, apoiando a comunidade a se desenvolver sem que ela perca suas características.

Apesar de ter sido a segunda edição, o congresso foi o maior evento relacionado ao Design no Estado e o segundo evento científico de Design do Amazonas.

Mostras de animação no centro das atenções


Uma das novidades que marcaram o congresso foram as mostras de animação. Coordenada pelo professor Victor Maxwell, a equipe do Núcleo de Design, produziu a animação de abertura do congresso. Criaram um aluno fictício, apressado em chegar em casa e ver um filme com as últimas novidades em Design. A construção do projeto tem roteiro, construção da psicologia do personagem, desenho de bonecos modelos, transporte de imagens para o computador, composição gráfica e animação. Um mês de trabalho para produzir dez segundos de animação.

Outro destaque foi a história do “Oliver”, um garoto de 7 anos que sonha estar indo para o espaço em seu foguete de brinquedo e, quando acorda, o sonho é real. As alunas Adrielle Porto, Karine Marinho, Juliana Siqueira, Mayara Castro e Natasha Riden usaram o processo mais  rudimentar, isto é, o movimento formado pela edição foto a foto. Foram necessárias cerca de três mil fotos do “Oliver” e de seu ambiente.

O curso de Design da Fucapi existe há 13 anos e possui nota 4 no Ministério da Educação. Por ano é formada uma turma de bacharéis com cerca de 20 alunos cada. O diferencial do curso é a ênfase em interface digital (web, animação, jogos, aplicativos etc.), único na região com essa oferta e um dos poucos do Brasil. A Fucapi também oferece pós-graduação em Design e Comunicação Multimídia, que já está na quarta turma.

Publicidade
Publicidade