Publicidade
Entretenimento
Decor

Madeira no mobiliário: estúdios e ateliês unem elegância e sustentabilidade em peças

O VIDA & ESTILO apresenta alguns destaques da High Design 2016 – Home & Office Expo, realizada há poucas semanas realizada em paralelo à DW! Design Weekend São Paulo 04/09/2016 às 11:22
Show  portal 1
Cadeira Estrela e Banco Empate são criações do Acre, Made in Amazonia, projeto do Governo do Acre em parceria com o Consórcio Politécnico de Milão
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Matéria-prima do mobiliário desde as idades mais remotas, a madeira vem ganhando mais espaço nos estúdios e ateliês de móveis de alto padrão. Foi o que se pôde conferir na primeira edição da High Design – Home & Office Expo, realizada em paralelo à DW! Design Weekend São Paulo, no início de agosto.

Na mostra, que ocupou parte do vasto pavilhão do São Paulo Expo, na capital paulista, designers, artistas e criadores exibiram peças de mobiliário em madeira que aliam design elegante e sofisticado sem deixar de lado o ideal de sustentabilidade, com o uso de matérias-primas obtidas a partir de manejo sustentável. Confira abaixo alguns destaques apresentados na mostra paulista.


ACRE Made in Amazonia
Novas madeiras da região do Acre, com certificação FSC Comunitário – dada a produtos de florestas manejadas por pequenos produtores ou comunidades – são a base para o mobiliário de design contemporâneo do Acre, Made in Amazonia.
Destaque da High Design, a iniciativa do Governo do Acre em parceria com o Consórcio Politécnico de Milão resultou em linhas de mesas – como a Mesa Jatobá, acima –, buffets, bancos e cadeiras que aliam de forma esplêndida a identidade regional, o design contemporâneo e a riqueza da biodiversidade amazônica.
acremoveis.com.br


Paulo Alves
As linhas de crescimento das árvores inspiram as criações do designer paulista, incluindo as premiadas poltronas Atibaia (acima). Outra criação de seu estúdio são as banquetas Descartes, produzidas em compensado multilaminado de reflorestamento.
pauloalves.com.br


Cadeira Daki
Ganhadora no Prêmio Salão Design 2016, a Cadeira Daki, feita em cedro, é uma mostra do design minimalista e criativo do coletivo paulista Pax.Arq.
pax.arq.br


Banco Infinito
Curvas elegantes e linhas contínuas dão tom atemporal à criação do designer carioca Guto Indio da Costa, que tem versões em madeira jequitibá ou tauari.
indiodacostadesign.com


Coleção Parallèle
As cores da natureza brasileira e o design dos anos 1950 inspiram a nova coleção do designer francês Bruno Leroux. O Criado-Mudo Sofia é um dos exemplares que fazem parte da linha, produzida pelo Atelier Blib.
atelierblib.com


Poltrona Pelicano
Ao mesmo tempo leve e robusta, produzida em madeiras nobres provenientes de fontes naturais sustentáveis, a Poltrona Pelicano tem linhas elegantes que caem bem em qualquer ambiente. A criação é do designer Jorge Elmor.
elmor.com.br


Conjunto Mosaico
O design italiano e a identidade brasileira se unem no mobiliário da marca italiana, que traz móveis minimalistas, sofisticados e funcionais, como o Conjunto Mosaico, que permite múltiplos usos e combinações.
acierno.com.br


Tidelli Outdoor Living
Madeira, tecido naval e cordas emprestam tons rústicos e naturais aos móveis e soluções para áreas externas da marca, como esta espreguiçadeira da linha Vietnan.
tidelli.com.br


Bruno Faucz
Premiado no Salão Design 2016 pela Poltrona Solo (acima), o designer paranaense está lançando a coleção Vogue, com sofás, mesas e buffets com design de linhas geométricas e toque vintage.
piumobile.com.br

Publicidade
Publicidade